Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Fórum de Franquias e Negócios

Ser arrojado e cuidar das pessoas traz resultado para os negócios

Redação de Redação
2 de outubro de 2019
no Fórum de Franquias e Negócios, Franquias, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos

Para falar sobre o poder feminino nos negócios, subiram ao palco do 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, Renata Moraes, vice-presidente do Grupo CRM, que fez a apresentação “Rótulos nunca me serviram” e Chieko Aoki, fundadora da rede Blue Tree Hotels, com a palestra “Qualidade, elegância e amor por servir”.

Renata abriu sua apresentação destacando que a questão da diversidade de gênero no mercado de trabalho não pode mais ser ignorada. “Conseguimos crescer no EBITDA porque o lema que eu adoto é “rótulos não definem quem você é ou quem você pode ser”. Isso porque quando aceitamos ideias como que as mulheres não são capazes, quando aceitamos máximas de mercado, dificilmente conseguimos fazer práticas diferentes no mercado”, defendeu a empresária.

O Brasil ocupa a 95ª posição em uma lista de 149 países em igualdade de gênero. Segundo o mais recente levantamento da ONU, serão necessários 108 anos para reduzir a diferença de gênero e 202 anos para atingir a paridade no mercado de trabalho no mundo. Para mudar este cenário, as empresas precisam se engajar.

Um exemplo de mudança é o Grupo CRM, em que as mulheres são maioria. 60% das posições da companhia são ocupadas por mulheres. “E 65% no C-Level. São gerentes, coordenadoras e diretoras engajadas como eu”, destacou Renata.

A executiva destacou que as mulheres não são estimuladas a ocupar posições de liderança desde a infância. As meninas são chamadas de “queridas, lindas, doces” e os meninos de “campeões”. “A forma como estimulamos e estimulamos meninas e meninos são diferentes. Um exemplo é o jogo do ioiô. Quando a menina não consegue dizemos “você já fez tanto, não quer continuar depois?”e para os meninos “vamos lá, você consegue! Vai, você não pode parar!”, esclareceu Renata.

Para exemplificar a questão dos rótulos, Renata falou sobre as três marcas do grupo. “Na época do lançamento, os jornais noticiavam que a Chocolates Brasil Cacau ia ser a segunda marca da Kopenhagen. Hoje, ela tem penetração em 15% nos lares brasileiros e a Kopenhagen em 5%. Ela é a marca que mais me permite inovar”, contou a executiva.

A empresa também trouxe para o Brasil a operação da Lindt, sendo a primeira vez que a marca sede o controle regional. “Dizem que não devemos trazer os nossos concorrentes, mas eu fiz isso”, disse Renata.

Os passos mais recentes da empresa foram a abertura da academia SoulBox, para incentivar a prática de lutas esportivas entre as mulheres e a Kop Koffee, que é uma rede de cafeterias spin off da marca Kopenhagen. “Ela nasceu para ajudar a marca no pilar de rejuvenescimento e permanência. Mas ela nasce muito protagonista da própria história”, contou Renata.

Chieko falou sobre a hospitalidade e o bem cuidar. Ela abriu a apresentação contando que a rede Blue Tree Hotels nasceu após a venda das redes Caesar Park mais de dez hotéis e Westin. “Meu marido tinha acabado de ter um derrame muito forte. Ele ficou muito tempo entre a vida e a morte. Vendemos as redes. Mas eu tinha uma responsabilidade com os meus colaboradores. Eles queriam que eu continuasse na hotelaria no Brasil”, explicou Chieko.

A executiva disse que desejava abrir um negócio que tivesse como lema o Bem cuidar e que notou a falta de bons gestores de hotelaria no Brasil, que a maioria era de estrangeiros. “Desejava formar bons gestores, mas que tivessem calor humano. Que soubessem administrar, mas tivessem um nível de humanidade”, esclareceu. Ela também notou a falta de um estilo próprio brasileiro de hospitalidade. Queria trazer a excelência americana, a qualidade do servir do europeu e também o estilo de hospitalidade e espiritualidade dos japoneses. Tudo isso unido com uma visão de ajudar a construir a hospitalidade brasileira.

Chieko acredita que falta humanidade às empresas e negócios. “Você vende, exporta seus produtos e tem lucro. Mas é preciso estabelecer conexão com as pessoas. A gente só ama aquilo que conhece”, resumiu. Para a executiva, é preciso reaprender a conviver e aprender a cuidar uns dos outros.

Nesta questão entra a hotelaria e a hospitalidade. “As pessoas acham que nosso negócio é cuidar de prédio, de lençol. É também. Mas é, principalmente, cuidar de pessoas para as pessoas”, esclareceu Chieko. Ela também explicou que a hospedagem não é um fim, é apenas um meio: “As pessoas vão para as cidades para fazer negócios, para um casamento, para as núpcias. O objetivo dela é ser feliz. Nós temos que proporcionar isso”.

Os hotéis devem oferecer o máximo de qualidade, para que o hóspede se sinta satisfeito e tenha sucesso naquilo que foi fazer. “Se ele é bem atendido, ele fica mais leve, mais bem disposto a negociar. Eu quero ser uma ferramenta para as pessoas que estão lá fora, com quem ele vai negociar”, afirmou Chieko.

A executiva deseja que seus hóspedes e colaboradores repliquem esse cuidado com o outro em suas casas, suas empresas, com o outro. Ela destaca que a maioria dos elogios dos hospedes são relacionados ao atendimento. “A pessoa não elogia porque a equipe fez o que é obrigação dela. Mas pela forma como foi cuidada”, disse.

Chieko trouxe o exemplo de um recepcionista de hotel que notou que um hóspede estrangeiro não estava bem. “Ele poderia ter feito o que o cliente pediu, dar um remédio e pronto. Mas não, ele o pegou pelo braço e levou ao hospital. O hóspede teve que ser operado naquele mesmo dia”, contou.

Todo este cuidado com o atendimento se reflete nos números. A Blue Tree Hotels cresceu 56% do ano passado para este ano.

Foto: StudioLopes

Postagem anterior

O que os mercados da América do Norte, Oriente Médio, Portugal e China podem agregar ao franchising brasileiro

Próxima Postagem

“O varejo ficou muitos anos fora da transformação digital, mas agora estamos enfrentando esse desafio”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
“O varejo ficou muitos anos fora da transformação digital, mas agora estamos enfrentando esse desafio”

“O varejo ficou muitos anos fora da transformação digital, mas agora estamos enfrentando esse desafio”

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.