Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Após seis meses de queda, intenção de consumo volta a crescer em São Paulo

Redação de Redação
2 de outubro de 2020
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu, em setembro, 64,2 pontos, segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O resultado representa uma alta de 4,7% na comparação com agosto, que foi o pior mês da crise causada pela pandemia.

O ICF é apurado mensalmente com dados coletados com aproximadamente 2,1 mil pessoas no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta as condições econômicas atuais e as expectativas quanto à situação econômica futura.

Para a FecomercioSP, o resultado de setembro, apesar de positivo, deve ser analisado com cuidado e sem gerar otimismo. Apesar de cinco dos sete itens terem crescido em relação a agosto, todos ainda estão na área de insatisfação, abaixo dos 100 pontos.

Em relação a setembro de 2019, o ICF registra forte retração, de 33,1%. Naquele mês, o indicador estava nos 96 pontos.

Otimismo com relação a emprego

Um dos destaques da pesquisa é o item Perspectiva Profissional, que apontou alta de 13,5% e atinge os 74,1 pontos. Com a reabertura da economia, os negócios voltam a se recompor, criando oportunidades de emprego, o que gera uma redução do pessimismo em relação ao mercado de trabalho.

Além da questão do emprego, a intenção de consumir é afetada ainda pela injeção do auxílio emergencial, sobretudo para as famílias de baixa renda, e pela ampliação do horário de atendimento do comércio e serviços, além de mais acesso ao crédito. O item Nível de Consumo Atual avançou 8,9%, a variação do item Perspectiva de Consumo foi de 7,3%, enquanto o item Acesso a Crédito teve a mais alta avaliação no mês, com 82,6 pontos.

Aumento, também, da confiança

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) corrobora o resultado do ICF. Em setembro, houve aumento de 5,6% ao passar de 102,6 pontos em agosto para os 108,4 pontos de setembro.

O índice de endividamento mostrou aumento no período, passando de 56,4% em agosto para 58,5% em setembro. Essa elevação mostra que as famílias estão voltando aos poucos ao consumo, enquanto os bancos estão liberando mais crédito para as pessoas, conforme mostram os números de concessão de crédito do Banco Central nos últimos meses.

Com relação à inadimplência, apesar de ter tido uma ligeira alta de 17,2% em agosto para os 18,1% de setembro,  ela está abaixo dos 21,8%, um quadro positivo diante da magnitude da crise. Aos poucos, o aumento do endividamento mostra que as pessoas estão perdendo o medo de contrair dívidas e, ao mesmo tempo, estão conseguindo arcar com os compromissos financeiros.

Empresário deve evitar otimismo exagerado

Ainda que os números apontem um cenário menos desfavorável, a FecomercioSP recomenda ao empresário que fique atento para não haver um otimismo exagerado com a retomada. O momento, para a federação, é de realismo: a recuperação será lenta, gradual e bastante desafiadora.

A federação diz, ainda, que o estoque deve ser monitorado a todo instante e o empresário não deve exagerar nas compras. Precisa, também, observar as novas opções de pagamento que vêm sendo oferecidas, como o PIX, que tende a reduzir a necessidade de circulação de moeda em espécie, orometendo revolucionar o sistema de pagamentos com o aumento de transações digitais.

Para a FecomercioSP, o empresário deve aproveitar o momento de injeção do auxílio emergencial, mesmo com valor reduzido e previsão de término em dezembro. Após esse período, o cenário de desemprego elevado aparecerá de forma mais evidente e, com isso, a limitação de consumo das famílias tende a crescer, analisa a federação.

* Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Marca quem disse, berenice? começa a ser vendida no Privalia

Próxima Postagem

Em dia turbulento, dólar fecha em alta e bolsa permanece no vermelho

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empresários do comércio estão otimistas com faturamento e realização de investimentos

Em dia turbulento, dólar fecha em alta e bolsa permanece no vermelho

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.