Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • M&C Capital
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Interesse em Open Banking cresce de acordo com a renda, aponta pesquisa

A importância que é dada aos serviços de Open Banking se concentra mais entre aqueles que possuem renda familiar maior

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Open Banking

O interesse em serviços de Open Banking está relacionado à renda. Pelo menos é o que aponta o estudo realizado pela empresa de soluções tecnológicas TecBan e a empresa de pesquisa de mercado Ipsos. Segundo a pesquisa, a importância que é dada aos serviços de Open Banking se concentra mais entre aqueles que possuem renda familiar maior.

Quem tem renda familiar equivalente a mais de cinco salários mínimos tem mais interesse em ofertas de sistema financeiro aberto. A pesquisa também aponta que apenas 20% dos entrevistados que recebem até um salário mínimo acham relevantes as novas funções e serviços que podem surgir com o Open Banking. Ainda neste grupo, 31% consideram que estes serviços facilitaram a vida de alguma maneira.

O único ponto que independe da renda da faixa salarial é o compartilhamento de dados no sistema financeiro. Mais da metade dos entrevistados, cerca de 52%, se mostraram propensos a utilizar serviços de Open Banking caso o banco em que tivessem conta disponibilizasse o serviço.

Para Thiago Aguiar, líder de Open Banking na TecBan, os dados apresentados pela pesquisa indicam oportunidades novas para o mercado, mas também um grande número de desafios. “Os brasileiros estão cada vez mais confiantes sobre o impacto positivo do sistema financeiro aberto à medida que a implementação está ocorrendo no Brasil”, comenta Aguiar.

Segundo ele, o Open Banking tem potencial para transformar o sistema financeiro brasileiro, mas ainda existe uma necessidade de que as pessoas entendam esse potencial. Para ele, o sistema é até uma forma de incluir os “desbancarizados” e pessoas com menor renda.

“Os benefícios do Open Banking estão abertos para todos, independem da faixa de renda. É uma grande oportunidade para trabalhadores informais conseguirem abrir seus históricos financeiros e conseguirem boas oportunidades de acesso a novos recursos, por exemplo. Mas para isso acontecer é necessário estar em um ambiente com robustez de segurança”, finaliza Aguiar.

A pesquisa foi realizada em junho de 2021 e contou com 1.000 entrevistados, com abrangência nacional e das classes A, B e C que possuem acesso à internet. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: bancoBrasilcomérciocomportamentocomprasconsumidordadosdigitalestratégiaestudoexpansãoexperiênciainovaçãomercadomercado&consumoOpen BankingpesquisaprodutosserviçosServiços FinanceirosstartupTecBantecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Chevron fecha acordo de 20 anos para fornecer energia a data center da Microsoft

de Redação 22 de junho de 2026

Senador afirma que Planalto evitará embargo da UE sobre carne brasileira

de Redação 22 de junho de 2026

Anvisa libera detergentes e desinfetantes da Ypê, mas marca recolhe lava-roupas; veja quais

de Redação 22 de junho de 2026

easyJet rejeita 3ª oferta de compra da Castlelake e diz que proposta subavalia empresa

de Redação 22 de junho de 2026

Aumento da mistura de etanol na gasolina de 30% para 32% será aprovada na quarta-feira

de Redação 22 de junho de 2026

Nuvemshop mira R$ 20 bilhões em vendas de parceiros e mantém IPO no radar

de Larissa Féria 22 de junho de 2026

Cultura, gestão, estrutura e governança nas organizações pós IA é ruptura e não evolução

de Marcos Gouvêa de Souza 22 de junho de 2026

Foodservice discute novo consumidor entre inflação, GLP-1 e IA no Connection Foodservice Day 2026

de Redação 22 de junho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile