A Pernambucanas adotou a solução Google Cloud Retail Search para aprimorar a busca por produtos em seu app, incorporando a mesma facilidade encontrada no buscador do Google. Com a solução, o cliente consegue encontrar o produto que deseja em menos passos, como mudanças de filtros ou a busca por novos termos.
O projeto teve início, em 2021, no app da varejista. Como notou uma redução de 20% nos eventos de busca por usuário, indicando o ganho na assertividade e mais rapidez nos tempos de retorno dos resultados, a Pernambucanas decidiu expandir o uso da solução para o site.
Paralelamente, adotou a solução Recommendations AI, que permite que os clientes recebam recomendações de produtos personalizadas e alinhadas às suas preferências, baseadas na jornada de compra nas lojas físicas e nos canais digitais.
Serviços financeiros
A rede também unificou suas aplicações de tecnologia na plataforma do Google Cloud, migrando diversos serviços financeiros para a nuvem.
A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de projetos como o Open Banking, que foi implementado em 2020 pela Pefisa, fintech e braço financeiro da marca, quando passou a utilizar o Apigee, solução de gerenciamento de APIs do Google Cloud, para agilizar seus serviços financeiros a parceiros e outras instituições do mercado.
“A parceria com o Google Cloud nos ajudou a oferecer diversos benefícios aos nossos clientes. Com o Apigee, por exemplo, conseguimos interligar a Pefisa à plataforma de Open Banking do Banco Central do Brasil”, afirma Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas.
Imagem: Shutterstock