O varejo brasileiro passou por mais uma edição da Black Friday com resultados bastante positivos, atingindo as maiores vendas desde o período pré-pandemia, pela primeira vez, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Grandes varejistas como Magalu e Mercado Livre registraram, na última sexta-feira, 29, as maiores vendas de sua história no período.
No dia anterior, 28, o Mercado Livre já havia superado em vendas a Black Friday de 2023, e no dia seguinte, o marketplace bateu o recorde de vendas. Esse resultado, segundo a empresa, foi impulsionado por estratégias implementadas neste ano, como a campanha “Tá na Sua Mão”, que atraiu milhões de acessos ao app do Mercado Livre, impulsionados pelas ofertas de até 80% e os R$55 milhões em cupons do Mercado Livre e Mercado Pago.
Já o Magalu vendeu mais de R$ 1,2 bilhão em produtos só na sexta-feira, com crescimento para todos os seus canais de vendas, tornando essa a melhor Black Friday da história da varejista brasileira. A empresa teve um aumento de 16% no número de clientes que compraram, em comparação com a data no ano passado.
Mas o sucesso desta Black Friday não se restringiu a essas duas companhias. O KaBum! apresentou um crescimento de 17% em vendas gerais, apenas na quinta e sexta-feira, no comparativo com o ano passado. O PlayStation 5 foi o maior destaque, com uma venda seis vezes maior do que em 2023.
A Shopee dobrou as vendas na quinta e sexta deste ano. Os campeões de venda foram os videogames e as fritadeiras elétricas. A categoria de games cresceu mais de 200% e a de eletrodomésticos mais de 180% em relação ao ano passado.
Segundo divulgado pelo marketplace, foram vendidas 34 unidades de fritadeiras elétricas por minuto. Itens das categorias casa & construção e moda também foram destaques, e os resultados da Shopee foram impulsionados também por categorias de maior valor agregado, como computadores, videogames, eletrodomésticos e eletroportáteis, celulares, áudio, câmeras e drones, com crescimento acima de 100% em todas.
Pagamentos
Durante esta Black Friday, o Itaú Unibanco registrou alta de 24,2% nas vendas realizadas, processadas entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em comparação com a data no ano passado. O dado considera as compras via adquirência (débito e crédito), Pix QR Code e Bolecode, realizadas tanto no e-commerce quanto presencialmente, nas maquininhas da rede.
“O Pix ganha cada vez mais relevância, não só para transações pessoais, mas principalmente para o comércio. Tivemos muitos avanços no sentido de melhorar a experiência de empresas e clientes, o que se reflete nesse aumento expressivo do uso da modalidade na Black Friday; além da facilidade para o cliente, o Pix traz outras vantagens como uma opção segura e eficiente para recebimentos pelos lojistas”, afirma Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.
Os segmentos de destaque durante o período foram os de vestuário, calçados e acessórios, que tiveram um aumento de 34,8%, revertendo a queda nas vendas das primeiras 8 horas. A categoria de restaurantes e bares aparece em seguida, com 32,8%, e logo atrás vêm os mercados, com 29,7% – na mesma base de comparação.
As categorias de fármacos e perfumaria, assim como combustíveis, também apresentaram crescimento, com 20,4% e 19,3%, respectivamente.
Imagem: Shutterstock