O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu decreto nesta sexta-feira, 3, no qual proíbe a compra da U.S. Steel pela japonesa Nippon Steel. A medida, que já havia sido adiantada por múltiplos veículos da imprensa norte-americana, busca proteger a segurança nacional do país, de acordo com comunicado divulgado nesta sexta.
Com a notícia, a ação da U.S Steel caía 7,88% no pré-mercado da Bolsa de Nova York por volta das 10h25 (de Brasília).
“A U.S. Steel continuará a ser uma orgulhosa empresa americana – de propriedade americana, operada por americanos, por trabalhadores siderúrgicos sindicalizados americanos – os melhores do mundo”, afirmou Biden em nota.
A decisão bloqueia a transação de US$ 14,9 bilhões anunciada no final de 2023.
Biden já havia sinalizado oposição ao negócio várias vezes ao longo do último ano, sob o argumento de que a venda poderia eliminar empregos de norte-americanos.
No comunicado, Biden diz que os EUA precisam das grandes empresas representando a maior parte da capacidade de produção de aço “para continuar liderando a luta em nome dos interesses nacionais dos EUA. Como um comitê de especialistas em segurança nacional e comércio em todo o poder executivo determinou, esta aquisição colocaria um dos maiores produtores de aço dos EUA sob controle estrangeiro e criaria risco para nossa segurança nacional e nossas cadeias de suprimentos críticas.”
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, também expressou opinião similar.
Com informações de Estadão Conteúdo (André Marinho)
Imagem: Shutterstock