A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição pela Iguatemi da totalidade das participações detidas indiretamente por Brookfield Higienópolis, BPY Higi e FIP Retail nos shoppings Pátio Higienópolis e Pátio Paulista. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o memorando de entendimentos vinculante divulgado em dezembro, o valor do negócio é de R$ 2.585.119.000,00, pago 70% à vista, na data do fechamento da transação, e o restante em duas parcelas anuais iguais corrigidas pela variação do CDI.
“Do ponto de vista da Iguatemi, os empreendimentos representam relevante oportunidade de investimento, sendo considerados ativos localizados em regiões com elevado adensamento populacional em São Paulo/SP, resilientes (tendo sido o shopping Pátio Higienópolis inaugurado em 1999 e o shopping Pátio Paulista em 1989) e de importante rentabilidade. Após a operação, a Iguatemi será a administradora também do shopping Pátio Paulista, gerando sinergias à sua atuação no setor de administração de shopping centers. Já do ponto de vista dos vendedores, a alienação dos empreendimentos representa uma boa oportunidade de negócio, considerando que se trata de empresa de investimentos.”
Anúncio em dezembro
A Brookfield anunciou ter fechado um acordo para a venda de sua fatia nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis para a Iguatemi no fim do ano passado.
Os dois empreendimentos são vistos como “joias da coroa” no setor de shoppings, dadas as localizações em áreas nobres, fluxo intenso de visitantes de alto poder aquisitivo, números fortes de vendas e poucas áreas de lojistas vagas. Em entrevista recente, o presidente da Brookfield no Brasil, Roberto Perroni, disse que estava muito confiante no fechamento do negócio, porque esses shoppings são “irreplicáveis”.
“Quando você vai ter outro shopping da qualidade do Higienópolis e do Paulista à venda? A Multiplan, a Iguatemi, a Allos vão vender seus shoppings principais? Não, ninguém vai. Aqui, tem uma oportunidade única, realmente. Quem tem visão de longo prazo não pode perder um negócio desse.”
Com informações de Estadão Conteúdo (Eduardo Rodrigues).
Imagem: Shutterstock