Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo 2020 – Menos é mais?

Jean Rebetez de Jean Rebetez
3 de abril de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Que o varejo passa por uma grande transformação isso ninguém duvida!

Que essa mudança passa pela Omnicanalidade, design estratégico, atendimento especializado, prestação de serviços, propósito, sustentabilidade e transparência tão pouco parece novo.  Um aspecto dessa transformação, porém, chama muito atenção e geralmente não é citado: o contexto.

O contexto onde o consumidor, principal agente dessa transformação, atua como força fundamental para que ela aconteça, apoiado em três novas formas de comportamento:

  • Intolerância a qualquer tipo de espera em relação às compras
  • Entretenimento e diversão sempre que possível
  • Conectados- empoderados

Com certeza os avanços tencnológicos que possibilitam as três forças acima a serem utilizadas pelo consumidor aceleram aquilo que sempre foram características de nós humanos: curiosidade pelo novo, evolução e a busca constante por prazeres mais imediatos.

Nesse sentido, como não poderia ser diferente, o varejo começa a se transformar, por entender mais e mais a percepção do consumidor.

1 – Intolerância ao tempo de espera

O consumidor não está mais disposto a se deslocar por longos trajetos para obter o que busca, tampouco lida bem com entregas demoradas das compras realizadas no online. Vale a prerrogativa do imediato, rápido e conveniente. Na época dos nossos pais, talvez deslocar-se 5,8 km para ir ao shopping center ou mesmo a um hipermercado fizesse algum sentido… Hoje não faz mais.

Queremos ter nossas necessidades/desejos atendidos ali, bem rápido, conveniente e agradavelmente.

As lojas de proximidade no setor de varejo alimentar comprovam isso. Podemos citar exemplos mais distantes desse movimento, como a própria Target ou Nordstrom, que pulverizam suas operações, ao mesmo tempo que as tornam mais compactas e eficientes.

Outro ótimo exemplo brasileiro dessa percepção do varejo, em relação aos novos hábitos de consumo, vem da Via Varejo, que lança no mercado dois novos modelos de operação: um compacto e eficiente (Smart) e outro que amplia a utilização de tecnologia e explora corredores comerciais até então não pensados para suas operações tradicionais  (Digital®).

Digital® – Metodologia 100% GS&Consult

Muitas lojas estão revendo os seus formatos, antes grandes ou até mesmo gigantes, para lojas menores, próximas aos locais onde o consumidor trabalha, estuda, mora e passeia. Qual o seu formato?

Menos é mais!

2 – Entretenimento e diversão sempre que possível

Além da questão do limite zero para espera, por parte de nós consumidores, agora buscamos entretenimento, experiência, leveza, que ampliem o nosso conhecimento do que estamos adquirindo e que não se restringem a quem compra, mas também a quem vende!

Sim, vender deve ser um ato divertido e que proporcione interação e troca com o outro. Nessa ‘nova’ loja o processo de compra deve ser fácial, ágil e repleto de experiência para quem compra, como deliciosamente fácil de atender e vender.

3 – Conectados- empoderados

Conectados e empoderados os consumidores já estão, agora é a vez das lojas inteligentes estarem conectadas, capazes de atender em espaços enxutos, apresentar produtos e soluções para seus clientes – digitalmente ou não –  e um sortimento quase infinito de possibilidades com a cauda longa.

Isso tudo nos expõe a obsolecência dos nossos grandes espaços, muitas vezes mal preenchidos e pouco relevantes. Essa nova loja não disperdiça m2 e maximiza cada centímetro com conexão, AI, VR, IA e design estratégico.

Os últimos números que estamos checando dessas lojas inteligentes demonstram que certas categorias vendem somente com esses recursos, sem contar necessariamente com a presença dos produtos!

“O varejo do futuro – 2020 – é compacto, rico em tecnologias com muita diversão.”

Jean Paul Rebetez

Menos é mais!

Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo, conceitos aplicados diariamente em nossos diversos trabalhos com os nossos clientes.

Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

Postagem anterior

Mercado óptico perde arrecadação com produtos piratas

Próxima Postagem

Le Postiche inaugura megastore em São Paulo

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Apas Show acontece na próxima semana e reúne marcas como Heineken, Elgin, Cielo, entre outras
Marcas

Apas Show acontece na próxima semana e reúne marcas como Heineken, Elgin, Cielo, entre outras

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Le Postiche inaugura megastore em São Paulo

Le Postiche inaugura megastore em São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile