A DMCard, administradora de cartões private label especialista em varejo e em tecnologias de sistemas de pagamento, acaba de adquirir 100% da carteira de cartões de loja da UnidaSul, empresa gaúcha que administra as redes Supper Rissul (varejista) e Macromix (atacado). Juntas, totalizam 46 lojas formando a terceira maior rede supermercadista do Rio Grande do Sul, com um faturamento anual de R$ 1,4 bilhão, segundo o ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
A compra potencializa a penetração da DMCard na Região Sul do país, um dos focos para o desenvolvimento da empresa. Além disso, reforça a estratégia da companhia que visa à aquisição de carteiras de cartões private label do varejo como um dos caminhos para manter seu ritmo de crescimento acentuado.
Fora de casa
A UnidaSul segue uma tendência do setor, no qual as grandes redes, que faziam a gestão de seu cartão private label internamente, estão buscando administradoras especializadas, como a DMCard. “Ao transferir a carteira de crédito a uma empresa especializada no varejo supermercadista, dedicamos todo nosso esforço de gestão ao que é a essência do nosso negócio. Com a mudança, nossos clientes passarão a ter um serviço mais qualificado, ágil e seguro”, explica Adilson Neuhaus, Diretor Administrativo Financeiro da UnidaSul.
A operação de crédito interno da UnidaSul crescia menos do que o previsto por conta da análise mais conservadora na aprovação do crédito, o que limitava o potencial de vendas com o cartão próprio. “O processo de avaliação interno durou um ano e, para termos a agilidade e qualidade necessária nas aprovações, decidimos buscar uma empresa referência no mercado, como a DMCard, cujo fator determinante para a escolha desta empresa foi a experiência em nosso ramo de atividade e as referências que buscamos juntos aos nossos colegas de segmento, onde nos deram as melhores referências de resultados e indicadores de serviço”, acrescenta Adilson.
Melhorias na relação com o consumidor
Os cartões de cada uma das redes continuam com o mesmo nome e marca do varejista e os mesmos benefícios. As mudanças para o consumidor serão apenas para melhor. Na parceria com a DMCard os portadores passam a contar com uma das análises de crédito mais ágeis do mercado, basta apresentar RG e CPF para aprovar seu cartão e utilizá-lo no mesmo dia, além de ter a disposição todo o serviço de atendimento da administradora de cartões que é a única no segmento certificada com o selo RA 1000 do Reclame Aqui e que desde o início do ano se mantém em primeiro lugar com a melhor nota média dada pelos consumidores neste mesmo site.
A transição e implantação da nova administradora deve levar oito semanas, quando 100% dos cartões já emitidos e a análise de crédito a partir de então será realizada pela DMCard.
Movimentação no cartão de rede mineira triplicou.
No segundo semestre de 2018, a DMCard adquiriu toda a carteira de clientes do cartão private label dos Supermercados BH, em Minas Gerais, a 7ª maior rede supermercadista do país. Seis meses após o início da parceria, a rede contabiliza um crescimento de 300% no valor movimentado nos cartões da loja.
Em dezembro, 2018, o montante gasto nos cartões geridos pela própria rede BH foi de R$ 5,5 milhões. Em janeiro, com o término da transição e a totalidade dos cartões sendo administrados pela DMCard, o total gasto foi de R$ 13,5 milhões.
Além disso, a aprovação de cartões que era de apenas 18% das propostas enviadas, mais do que dobrou, subindo para 39% com a entrada da DMCard. Isso mostra como a gestão de uma especialista no segmento pode fortalecer o cartão de loja como uma verdadeira ferramenta para impulsionar resultados. Mais cartões aprovados, clientes atendidos com excelência e o atendimento mais personalizado graças ao CRM têm significado mais vendas em todas os varejistas parceiros da DMCard.
Estratégia de crescimento DMCard
Nos últimos seis anos, A DMCard tem registrado um crescimento constante na média de 30% ao ano. Em 2018, esse crescimento no valor movimentado nos cartões de parceiros em todo o país foi de 31% quando comparado ao ano anterior, totalizando R$ 1,8 bi. Por isso, tem se consolidado cada vez mais como líder e como a maior empresa especializada em crédito e tecnologias de sistemas de pagamento para o setor supermercadista.
A DMCard sempre mantém em sua estratégia de crescimento a aquisição de carteiras de varejistas que administram o próprio cartão. Em toda história da administradora já foram adquiridas mais de dez operações como esta que está sendo realizada com a UnidaSul e a mais recente já em operação, Supermercados BH.
Desde o ano passado, parte da estratégia para manter nossa média de crescimento está na prospecção de grandes e médias redes com faturamentos a partir de R$ 100 milhões e também na aquisição de carteiras de clientes. Acreditamos que para manter nossa evolução em dois dígitos nos próximos anos é fundamental sempre observar as diversas oportunidades, pois as duas empresas se beneficiam muito com a parceria. A DMCard pode aumentar sua escala e o varejista libera seu capital para continuar crescendo por meio de abertura de novas lojas e, por que não, adquirindo outras redes”, diz Carlos Tamaki, Diretor Financeiro da DMCard.
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