“A crise nos força a buscar ainda mais soluções”, diz COO da brMalls

Vicente Avellar, brMalls

“Este é, sem dúvidas, um momento sem precedente na história do nosso país”, disse Vicente Avellar, COO da brMalls, em live exclusiva sobre o setor de shopping centers promovida pela Mercado & Consumo em parceria com a GS&MD, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza na manhã desta sexta-feira, 3 de abril.

Segundo o executivo, a brMalls, companhia com 13 anos e 30 empreendimentos em seu portfólio, o atual cenário impacta os shopping centers de duas maneiras. Uma delas está na frente conjuntural, onde o fechamento dos empreendimentos e lojas faz com que os lojistas tenham que se reinventar e buscar soluções para os seus negócios, e o impacto estrutural, no qual todos terão de ter a sensibilidade de enxergarem as oportunidades que a crise promove. “Como oportunidade a gente enxerga como principal ativo a questão da aceleração do e-commerce e como os shoppings podem e devem participar desse ecossistema”, explica.

Em janeiro deste ano, a brMalls, ao lado da Multiplan, voltou a investir na startup de entregas Delivery Center. As empresas anunciaram 69 milhões de reais na startup, fundada em Porto Alegre em 2016. A brMalls foi uma das primeiras investidoras da empresa, ainda em 2018. “Nossa estratégia com a Delivery Center é justamente fazer essa conexão para que a gente consiga colocar o setor dentro desse atual ecossistema e que o e-commerce passe por dentro dos shoppings para oferecer ainda mais eficiência e modernidade aos envolvidos”, conta Avellar.

Ainda sobre delivery, Vicente disse que a crise vai acelerar esse processo. Para ele, o papel da brMalls com a Delivery Center é justamente fazer com que os  shoppings tenham um papel ainda mais participativo nas vendas e que as lojas consigam aproveitar não só o trafego físico, mas também o online, que ainda precisa ser melhor explorado. “É importante que essa estratégia de omnicanalidade passe pelas redes e pelas franqueadoras, para que esse movimento possa impactar positivamente todas as frentes”, reforça o executivo que acredita que o digital será um dos grandes responsáveis por alavancar a economia no futuro pós-crise.

Questionado sobre a criação de um marketplace próprio, a exemplo do Iguatemi com o Iguatemi 365, Avellar disse que já existe um caminho em desenvolvimento, mas que o canal proprietário servirá como uma plataforma de relacionamento. “Nossa ideia não é aumentar o número de vendas, mas aproximar lojistas e consumidores, tornando o ambiente um grande ponto de encontro”, e completa dizendo que “é um briga se posicionar como um player relevante num mundo com tantas opções no mercado”.

Já sobre mudanças físicas e o futuro do setor, o COO da brMalls disse que o shopping é um negócio baseado em socialização e que as pessoas querem passear, vivenciar experiências e momentos de lazer, mas só voltarão a fazer isso se sentirem seguras. “Por mais que exista uma necessidade de caixa, não podemos forçar a barra e abrir os empreendimentos antes do prazo. Precisamos acompanhar o direcionamento dos órgãos competentes para realizarmos as adaptações necessárias pensando no bem-estar de toda população”, explica Avellar, que enfatiza os itens segurança e higiene como prioritários para o momento.

Estratégias ominichannel, transformar os shoppings em hub de distribuição urbana e fazer com que a experiência do consumidor seja ainda mais completa e relevante são planos que a administradora já vinha colocando em prática, e que agora serão fortalecidos no período pós-crise.

* Imagem reprodução

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