A Tesla registrou número recorde de veículos vendidos nos primeiros três meses deste ano, quando a companhia cortou preços para apoiar a demanda em um mercado automobilístico que perde fôlego. A fabricante de veículos elétricos de Elon Musk informou no domingo que entregou 422.875 veículos a clientes pelo mundo no primeiro trimestre, alta de 36% na comparação anual.
A Tesla baixou os preços de dois de seus modelos mais caros nos Estados Unidos em março, o Model S e o Model X, em sua segunda rodada de cortes de preços este ano, enquanto a empresa tenta aumentar a demanda em um mercado competitivo. O Modelo S foi de US$ 94.990 para US$ 89.990, o que representa um corte de cerca de 5%, de acordo com o site da empresa.
Quadro volátil
O resultado também superou as entregas do quarto trimestre de 2022 em cerca de 4%, mas ficou abaixo da previsão de cerca de 432 mil dos analistas consultados pela FactSet.
A mais valiosa montadora do mundo tem enfrentado um quadro volátil. Em 2022, a ação da Tesla atingiu seu pior desempenho anual, em queda de 65%, antes de recuperar parte dessas perdas em 2023.
A Tesla tem mais espaço que a maioria das montadoras para mexer em seus preços, graças a margens operacionais comparativamente elevadas – de 16,8% no ano passado, por exemplo – e a uma reserva em dinheiro robusta. Por outro lado, ela não lança um novo veículo de passageiros no mercado há três anos, um intervalo longo para os padrões do setor.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock