O marketplace Taobao, empresa do grupo Alibaba, vai turbinar o serviço de transmissões ao vivo para fortalecer os pequenos varejistas e pessoas físicas que usam a plataforma para vender produtos na China. A meta é oferecer suporte a 2 mil canais de transmissão ao vivo e 200 parceiros. A empresa continuará a investir em atualizações de tecnologia, recursos online e offline e centros físicos de transmissão ao vivo para criar valor para os parceiros e os manterem competitivos.
O serviço Taobao Live registrou forte crescimento no ano passado. A quantidade de usuários ativos diários teve alta de 100%. Em 31 de dezembro de 2020, o número de usuários fiéis – que assistiam a sessões de transmissão ao vivo seis vezes por dia e faziam em média mais de dez pedidos por mês – aumentou 150% na comparação com o início de 2020. O gasto médio mensal desses usuários passar de US$ 230 mensais.
“O Taobao Live entregou mais um ano sólido junto com parceiros de toda a rede. Mantivemos o ímpeto por meio de uma dedicação para impulsionar propostas de valor exclusivas para engajamento de longo prazo e oportunidades de negócios para o ecossistema”, disse Yu Feng, vice-presidente do Alibaba Group, que supervisiona o conteúdo de comércio eletrônico do Taobao. “Olhando para o futuro, estamos comprometidos em investir e desenvolver tecnologias e serviços inovadores para melhor apoiar nossos parceiros.”
O serviço de live streaming tem se tornado parte integrante das operações diárias e estratégias de marketing dos comerciantes. Nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2021, mais de mil canais geraram mais de US$ 15,4 milhões em transações. Mais de 90% das novas marcas da plataforma usam o serviço para conquistar mais clientes.
Novos serviços online e offline
Nos próximos 12 meses, o Taobao Live pretende atualizar suas ferramentas e lançar mão de tecnologias de ponta para aumentar a produtividade e a eficiência de seus parceiros. Duas soluções já foram anunciadas. Uma ferramenta de CRM oferecerá um suporte melhor aos vendedores para gerenciar o conteúdo da transmissão ao vivo, vendas, produtos e envolvimento dos fãs; além disso, um novo portal aberto e centralizado serve para conectar e combinar produtos, comerciantes e transmissões ao vivo.
O serviço também adotou os algoritmos de Inteligência Artificial da Damo Academy para fornecer recomendações precisas aos clientes e aproveitou a tecnologia de hospedagem de transmissão ao vivo para aumentar o envolvimento do usuário.
A empresa está trabalhando com a Damo para desenvolver uma câmera de transmissão ao vivo inteligente que permitirá feedback em tempo real para os apresentadores durante as transmissões. O dispositivo aproveita os algoritmos multimodais do Damo, incluindo fala, processamento de linguagem natural e gestos visuais e manuais, para que os hosts da transmissão ao vivo possam interagir com os espectadores de forma mais vívida. Ele também apresenta atualizações em tempo real das estatísticas da transmissão ao vivo, como taxas de cliques, números de vendas durante as promoções e quantidade de comentários positivos dos espectadores.
Para trazer um conteúdo ainda mais interessante para os consumidores, o Taobao Live planeja investir no desenvolvimento de 300 centros físicos de live streaming neste ano. Esses centros serão equipados com espaço de trabalho, estúdios e equipamentos para facilitar que pequenas e médias marcas e comerciantes colaborem entre si e tenham um meio fácil de usar a tecnologia de transmissão ao vivo para promover seus produtos e serviços .
Ecossistema de comércio de live streaming
Para usar a plataforma, os apresentadores precisam apenas de um telefone celular e acesso à internet para começar a usar esta plataforma. Segundo o Grupo Alibaba, ela já ajudou a gerar mais de 1,7 milhão de empregos e o número de transmissões ao vivo continua a crescer a cada ano, tendo aumentado 661% de 2019 a 2020.
O Taobao Live também lançou 102 centros de treinamento para agricultores em 23 províncias da China e promoveu mais de 10 mil novas transmissões sobre o assunto. Nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2021, mais de 100 mil agricultores realizaram 2,52 milhões de sessões.
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