A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 908,3 milhões, ou US$ 0,79 por ação, no segundo trimestre de seu ano fiscal 2023, encerrado em 2 de abril, informou a companhia nesta terça-feira, 2, depois do fechamento do mercado. O resultado representa crescimento de 34,7% ante os US$ 674,5 milhões, ou US$ 0,58 por ação, registrados em igual período do ano fiscal anterior.
Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou 25,4% de US$ 0,59 para US$ 0,74. A receita líquida da Starbucks cresceu 14,2% na mesma comparação, para US$ 8,72 bilhões. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,65 por ação e receita de US$ 8,41 bilhões. Segundo a companhia, o desempenho foi motivado em parte por preços mais altos e operações mais eficientes.
As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 11% na comparação anual, refletindo principalmente um aumento de 6% no número de transações e de 4% no tíquete médio. As vendas mesmas lojas aumentaram 12% nos Estados Unidos e 7% no segmento internacional. Na China, essas vendas aumentaram 3%.
No segundo trimestre fiscal, foram abertas 464 lojas, já descontados os fechamentos. Ao fim do período, a Starbucks tinha 36.634 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49%, licenciadas. EUA e China eram responsáveis por 61% do portfólio da companhia, com 16.044 e 6.243 lojas, respectivamente.
Inaugurada a primeira loja na Bahia
Em rota de expansão, a Starbucks vai abrir sua primeira loja no Nordeste, em Salvador, localizada no Shopping da Bahia. Uma segunda loja em Salvador, no Shopping Barra, está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2023. Ainda neste ano, a marca planeja chegar aos Estados de Pernambuco, em Recife, e Ceará, em Fortaleza.
“Estamos muito entusiasmados com a abertura da primeira loja da Starbucks na Bahia, um estado tão rico culturalmente e uma importante região fornecedora de café para a Starbucks”, afirma Claudia Malaguerra, diretora-geral da Starbucks no Brasil.
A Starbucks compra café do Estado há mais de uma década, e usa grãos baianos arábica em uma variedade de cafés produzidos pela marca, como o Brasil Blend.
Com informações de Estadão Conteúdo
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