Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • M&C Capital
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Raia Drogasil utiliza logística compartilhada para reduzir emissão de carbono, resíduos e madeira

A empresa movimenta cerca de 113 mil paletes anualmente para abastecer seus centros de distribuição

  • de Redação
  • 3 anos atrás
RaiaDrogasil

Com um movimento de 113 mil paletes anualmente para abastecer seus centros de distribuição, a rede Raia Drogasil adotou um modelo de logística compartilhada, que reutiliza as plataformas para movimentar as cargas.

O modelo é uma parceria com a Chep, especializada em economia circular, e já reduziu em 931 caminhões o descarte de lixo e uso de madeira de 11.031 árvores desde que foi implantando, em 2013. As emissões de CO2 de sua cadeia logística diminuíram em um equivalente a 88 voltas ao mundo de caminhão.

“A logística gerida pela Chep garante a manutenção e entrega segura dos produtos que comercializamos. Além disso, nos apoia no objetivo de realizar uma operação mais sustentável do começo ao fim da nossa cadeia de varejo e alinhada aos objetivos e metas ESG da nossa empresa”, comenta Ana Clara Rossetto, da área de Sustentabilidade da Raia Drogasil.

Logística circular

A operação é feita com os fornecedores. No transporte das cargas, os produtos da indústria vão até os centros de distribuição do varejista em paletes da Chep e permanecem lá até que sejam retirados pela companhia.

A logística é gerida por ela e operacionalizada por seus parceiros de transporte. A manobra diminui o gasto com espaços de armazenamento de containers, paletes ou similares, já não permanecem nos centros de distribuição da Raia Drogasil.

Após ser coletado, os paletes passam por inspeções e voltam ao ponto inicial da distribuição, tornando o processo menos trabalhoso para o receptor final do produto. Os paletes Chep apresentam durabilidade maior do que os tradicionais e, além disso, a empresa não cria gastos com ativos, pois o sistema de pooling engloba o aluguel do serviço de uso, reparo e transporte de paletes, e não a compra.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilChepEconomiaeconomia circularempresasESGexpansãoLogística circularmercadonegóciosNotícias geraisprodutosRaia DrogasilRaiaDrogasilserviçossustentabilidadevarejistavarejo

Conteúdo Relacionado

Fabricação de produto alimentício gerou mais emprego em 2024, diz IBGE

de Redação 24 de junho de 2026

Indústria da construção projeta alta de empreendimentos e serviços pela 1ª vez em 4 meses

de Redação 24 de junho de 2026

Supremo tem responsabilidade de coibir uso indevido do MEI, diz Luiz Marinho

de Redação 24 de junho de 2026

Halal, hot chicken e açaí: Foodservice entra na era das cozinhas especializadas

de Felipe Mario 24 de junho de 2026

Indústria reuniu 358,4 mil empresas e gerou R$ 6,8 tri de receita líquida em 2024

de Redação 24 de junho de 2026

Renovação de cota zero para carros elétricos beneficia consumidor

de Redação 24 de junho de 2026

99Food é investigada pela Senacon por falta de clareza nos preços cobrados

de Redação 24 de junho de 2026

São João de Caruaru atrai mais de 30 marcas e movimenta R$ 43 milhões em patrocínios

de Redação 24 de junho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile