Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

E quem pensa o futuro e a Nação?

Momentum 1.070

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
E quem pensa o futuro e a nação?

“Enquanto o mundo pensa e discute as transformações estruturais que as mudanças geopolíticas, econômicas e tecnológicas impõem, por aqui o cenário do mais do mesmo está definido.

Nos executivos e legislativos federal, estadual e municipal a única preocupação real é a próxima eleição. No Judiciário, em especial no federal, o ativismo político se sobrepõe até mesmo às questões éticas.

Enquanto isso, aprofundam-se as desigualdades sociais, cresce a insegurança, a educação se apequena, talentos deixam o País e a mediocridade econômica se alastra e é saudada como conquista.

 Quem pode transfere ou divide investimentos no mercado internacional, reduzindo riscos da exposição plena por aqui. E, em alguns casos, mudam o domicílio fiscal de seus negócios.

 E quem não pode ou não quer, acompanha a concentração de atividades e desempenho excepcionais do setor financeiro de um País cada vez mais “rentista”.

 Talvez um dos poucos setores que se diferencia da mesmice, fora o financeiro, é o agro, que pensou e desenvolveu um projeto estratégico de longo prazo que dá ao País uma liderança global que se reafirma e amplia de forma constante.

Nesse Brasil dividido e polarizado tudo tem a ver com a falta de um projeto estratégico, coerente e consistente para a Nação.

Muitos pensam em partidos, entidades, segmentos, poderes, regiões, causas, negócios, setores e objetivos, mas poucos, muito poucos, pensam no todo e na Nação. E esse é apenas o diagnóstico.”

Seria aceitável e poderíamos nos conformar fosse o Brasil um País pobre e pequeno, sem recursos naturais e humanos, enfrentando guerras e inimigos políticos e sem perspectivas econômicas, como a Coreia há 40, 50 anos, Indonésia ou mesmo Israel por outras circunstâncias.

Pelo contrário, somos um País privilegiado em território, água, insolação, localização e, em especial, gente.

Tão privilegiado que se dá ao luxo de não pensar e, principalmente, construir o seu projeto de futuro e que aceita ser administrado pela visão do passado e da próxima eleição.

Um País que tem se conformado em ver crescer os problemas na saúde, educação e segurança, que são as atividades primárias do setor público.

Na lógica atual, alguns dramas futuros estão contratados, como a equação da Previdência, que não tem como fechar a conta com os 15 milhões de MEIs, as 21 milhões de famílias ou 54 milhões de pessoas sustentadas pelo Auxílio Brasil. Isso vai levar uma parcela predominante da população a se aposentar por idade e sem contrapartida relevante de contribuintes para o sistema.

A reforma feita anteriormente não se sustenta no médio e longo prazos e nada está sendo feito para encarar esse problema.

Outro drama contratado é o  tamanho do Estado para atuar como indutor de crescimento e compensar a perda de vitalidade do setor privado e a mentalidade “rentista”, que faz inchar o setor público e obriga a modelos de reforma tributária que sustentem essa opção, na contramão de economias liberais.

E o crescimento do radicalismo e da polarização no ambiente político, aliado à falta de lideranças modernas e inspiradoras, contribuem para a não existência de uma proposta estratégica de longo prazo.

Como diz o dito popular, não existe vento a favor para quem não sabe onde quer chegar.

E isso é a mais pura expressão do cenário presente e futuro da Nação Brasil.

Até onde se possa conjecturar, o caminho alternativo para a mesmice seria a mobilização e a convergência empresarial possíveis para desenvolver, implantar e sustentar um projeto para a Nação, como aconteceu em algumas outras economias, preenchendo a lacuna da omissão das lideranças políticas.

É isso ou, como tem ocorrido, empresas, negócios, talentos e mais desesperançosos irão investir, viver e buscar alternativas fora do País.

Vale refletir e, principalmente, agir.

Nota: No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões dos impactos das transformações no mercado, no varejo na realidade global e local. Com a presença de marcas, negócios e iniciativas que mostram caminhos já sendo percorridos na integração virtuosa de negócios e desses setores para enfrentar os desafios à frente. O evento terá transmissão virtual de parte do conteúdo para os que não puderem participar presencialmente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Giuliana Flores chega a Higienópolis e cria programa de assinatura exclusivo para orquídeas

Próxima Postagem

Marmitas voltam a ser tendência para o consumidor que busca economia e praticidade

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Marmitas voltam a ser tendência para o consumidor que busca economia e praticidade

Marmitas voltam a ser tendência para o consumidor que busca economia e praticidade

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.