Os centros comerciais de proximidade ganharam espaço em mais uma live promovida pela Mercado & Consumo. Nesta manhã (3 de julho), com a mediação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls e Cristina Souza, CEO da GS&Libbra, o assunto foi debate entre executivos do setor. Entre os participantes estavam Marcos Saad, cofundador da MEC MALLS e presidente da Abmalls; Luiz Fernando Ferraz Bueno, CEO da Unitah e Dorival Oliveira, vice-presidente do McDonald’s Brasil.
A conversa rendeu muitos insights a partir da visão estratégica de cada um dos convidados. E como já é tradição, destacamos a seguir alguns pontos importantes sobre o webinar.
1 – O momento estimula o desenvolvimento do varejo de proximidade por conciliar: o anseio do lojista por um custo de ocupação mais baixo, aderência às questões de saúde face aos ambientes abertos em compras rápidas com contatos mínimos. É um conceito que concilia diversos desejos: conveniência, economia de tempo, qualidade da oferta e segurança. Uma boa aposta de crescimento de formato para estes novos tempos;
2 – Drive thru está em grande desenvolvimento em 2020 com alternativas como clique e retire por meio de lockers e outras soluções criativas como só os brasileiros podem idealizar. O omnichannel irá adquirir novos contornos nos formatos de vizinhança com novas alternativas para a última milha;
3 – A cultura de serviço eficiente é essencial para centros de proximidade. Estar perto do cliente é característica do varejo de vizinhança, do drive thru e as marcas que optam por este formato precisam desenvolver serviços ajustados às suas peculiaridades;
4 – Os Centros de Proximidade têm potencial de desenvolvimento acelerado no novo contexto, seja no aprimoramento da experiência por meio da tecnologia, integração omnichannel, seja na expansão de serviços, na implantação em outros ambientes como terminais de ônibus e na ampliação de categorias como feiras – pequenas operações de alimentos frescos. O formato tem um potencial inexplorado e muito promissor nesta nova realidade.
Este webinar contou com o patrocínio da ACI Worldwide, líder global na indústria de pagamentos, e que está à altura do desafio de capacitar a transformação digital de pagamentos no Brasil, especialmente agora diante da pandemia de COVID-19, que está impulsionando a transformação do cenário de pagamentos no Brasil.
* Imagem reprodução