Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Publicidade e transformação social: se inspire com os exemplos de Cannes

Roberta Faria de Roberta Faria
3 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Publicidade e transformação social: se inspire com os exemplos de Cannes

Todos os anos o Festival Cannes Lions, ápice da publicidade e que premia as melhores propagandas do mundo em diferentes categorias, ganha manchetes na imprensa, repercutindo as campanhas mais emocionantes, as mais engraçadas, com melhor storytelling e outros critérios que tocam o público — além de celebrar o lugar privilegiado que o Brasil ocupa no panteão de países mais criativos do mundo, traduzido pelas dezenas de leões trazidos para casa.

Mas é preciso pensar também sobre o que a publicidade diz nas entrelinhas, o quanto ela se conecta com as pautas socioambientais, cada vez mais relevantes e que necessitam de sua força para ganhar um público amplo. Aqui podem caber peças que toquem em questões de diversidade, inclusão, racismo, desigualdade de gênero, mudança climática e tantos outros temas que exigem um debate cada vez mais amplo.

Sempre que anunciam os vencedores do ano, gosto de navegar pela categoria Glass Lion, que completou 10 anos em 2024. Criada em 2015, ela nasceu de uma necessidade urgente de abordar questões de desigualdade de gênero e discriminação. O prêmio é uma resposta à crescente demanda da sociedade por representações mais inclusivas e justas nos meios de comunicação e na publicidade. O objetivo principal é incentivar e reconhecer trabalhos que rompam barreiras e inspirem transformações positivas na sociedade.

Neste ano, o destaque foi a campanha da Unilever para Vaseline, com uma loção hidratante criada especialmente para pessoas em transição de gênero. Com ativos que auxiliam no combate ao ressecamento da pele trazido pela terapia hormonal, o produto foi cocriado com a comunidade transgênero da Tailândia. Esse é um exemplo ilustrativo de como as marcas podem extrapolar a efeméride do junho do orgulho e criar produtos que atendem a comunidade LGBTQIA+ o ano todo, promovendo inclusão duradoura.

O bronze da categoria ficou com uma campanha brasileira, criada para O Boticário, que aborda a questão da licença paternidade obrigatória de cinco dias. O filme acompanha a construção da relação entre um pai e seu bebê recém-nascido durante seus cinco primeiros dias de vida. No sexto dia, ele está de volta ao escritório, em uma ruptura brusca de rotina. A marca demonstra coragem ao tocar em tema que está em discussão no Congresso brasileiro, depois do STF apontar omissão na regulamentação do tema.

À primeira vista, pode parecer que publicidade e transformação social andam em mãos opostas, mas essa impressão precisa ser revista. Essa discussão surgiu no Engage for Good, evento sobre marketing de causa do qual participei em maio. Kelley Robinson, presidente da Campanha de Direitos Humanos (Human Rights Campaign) e pioneira na defesa da igualdade LGBTQ+ e da justiça social, falou sobre a importância de ter grandes marcas como aliadas de causas sociais, ajudando a quebrar tabus em larga escala desde o século passado.

Há muitos bons exemplos de como marcas podem impulsionar transformações sociais profundas e torço para que eles sejam cada vez mais numerosos. Em um mundo pautado por identidades fortes e ativismo crescente, esse é um caminho sem volta para marcas que queiram continuar dialogando com os consumidores e ocupar um lugar de destaque na sociedade.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Telhanorte investe em marcas próprias visando maior rentabilidade

Próxima Postagem

Habilidades de caráter na era da netflixação de conteúdos

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Habilidades de caráter na era da netflixação de conteúdos

Habilidades de caráter na era da netflixação de conteúdos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.