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Home Destaque do dia

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar

Evento online da  VTEX vai mostrar como empresas têm saído na frente nesse mercado 

Aiana Freitas de Aiana Freitas
3 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 5 minutos

A transformação digital acelerada pela pandemia de Covid-19 mudou a forma como o consumidor faz compras. Isolado em casa e se locomovendo apenas o necessário, ele aderiu de vez ao e-commerce. E foi além: passou a mesclar canais – escolhendo produtos online e retirando na loja ou indo à loja para testar e finalizando a negociação na internet. Aderiu, assim, ao consumo omnichannel. Se esse cenário está consolidado no comércio B2C, a mesma afirmação não pode ser feita com relação ao B2B.

As vendas feitas para o consumidor final (B2C) e para as empresas (B2B) costumam ter algumas diferenças básicas. No B2B, geralmente o volume de transações é menor e o ticket médio, maior. Mas, cada vez mais, o padrão de comportamento dos dois consumidores vem se aproximando.

“Os canais do B2B eram muito diferentes no passado, a visita presencial era importante. Agora, o comprador quer um vendedor que já tenha pesquisado o tipo de produto que está vendendo, que agregue mais valor. Hoje, os compradores B2B são da geração millenial. Eles esperam que a experiência seja muito próxima daquela do mercado B2C”, afirma Erick Buzzi, vice-presidente Sênior, Vendas e Marketing da multinacional de tecnologia VTEX.

Este mercado com grandes margens e muito espaço para crescer será tema do “B2B ready”, um evento online e gratuito que será promovido no próximo dia 12 de agosto, a partir das 14h, pela VTEX.  O objetivo é levar o participante a uma jornada do conhecimento com especialistas do mundo digital que vão mostrar as tendências do B2B online e como ele pode revolucionar a experiência do cliente, alavancar resultados e gerar novos negócios. Entre os cases de destaque, estarão os de empresas como Unilever, Motorola e OfficeMax (clique aqui para se inscrever).

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar
Erick Buzzi, vice-presidente Sênior, Vendas e Marketing da multinacional de tecnologia VTEX

Caminho sem volta

O fato de o mercado B2B ainda não estar tão avançado na questão da omnicanalidade quanto o B2C tem algumas razões, muitas delas culturais. “Passamos muitos anos tentando fomentar o digital no mundo B2B e havia uma resistência grande. As empresas sempre tiveram medo de existir um conflito de canal, de como seria a receptividade do vendedor. A pandemia veio para quebrar paradigmas. Essa dúvida não existe mais. Existe sinergia. Não adianta só montar um e-commerce B2B se não houver sinergia, porque aí a empresa não vai entregar a experiência que o cliente quer”, afirma Erick Buzzi.

O caminho rumo à jornada mista não tem volta, destaca o líder Commerce B2B da VTEX Brasil, Isaac Pessanha. “O B2B omnichannel chegou para ficar. As novas gerações que estão no mercado de trabalho têm o desejo de usar vários dispositivos ao mesmo tempo, elas pesquisam em um canal e vão para outro.”

Ele ressalta, no entanto, que o lado humano da relação entre comprador e cliente não foi deixado de lado. “O que a gente vê hoje é a integração do humano com o digital. O autosserviço é uma expectativa altíssima, mas, na hora que o cliente quer fazer uma negociação, ele pode até fazer pelo canal digital, só que em algum momento vai ter de conversar com alguém.”

Erick Buzzi complementa: “Hoje, 83% dos líderes dizem que o omni é tão efetivo ou até mais que os métodos tradicionais. No primeiro momento da pandemia, se a empresa não estava no online, se não tinha passado por uma transformação digital, ela teve de fazer o básico. Agora, ela precisa se diferenciar, porque o cliente está cada vez mais exigente. A abordagem omnichannel é uma obrigação e deve ser mesclada com um atendimento humanizado.”

Melhoria da performance

A digitalização, destacam os executivos, também permite uma melhoria na performance das empresas. Além de ficarem a par de informações em tempo real sobre a variação da demanda e os impactos na cadeia de suprimento, por exemplo, elas podem otimizar processos. 

“Todas as regras e políticas de cada empresa com relação a margem, desconto, proteção de lucratividade, tudo isso fica muito otimizado com o comércio eletrônico B2B, o que dá mais flexibilidade ao time de vendas, que passa a ter poder, agilidade e flexibilidade muito grandes de precificação”, afirma Isaac Pessanha. “O vendedor formal vai ter a vida dele muito otimizada. Ele vai ter tempo de atender ao cliente que exige atendimento presencial e, enquanto outros não vão precisar, ele poderá fazer mais pedidos.”

Além disso, o alcance geográfico do vendedor também aumenta. “A digitalização habilita a possibilidade de vendas em geografias em que não estaria presente no canal tradicional”, complementa Erick Buzzi.

Ser omnichannel cria, ainda, novas possibilidades e novos modelos de negócio para a empresa. “O vendedor pode fazer ofertas orientadas a solução como um todo, em vez de ofertas voltadas a um produto só. Seja porque essa solução é uma nova oportunidade de receita, seja porque existe um novo entrante no setor e, se a empresa não fizer isso, ela vai perder vantagem competitiva. Introduzir uma oferta nova para o vendedor leva tempo, porque exige treinamento. Quando existe um comércio digital apoiando para introduzir e dar assertividade, isso vira vantagem competitiva no médio e longo prazo”, diz Isaac Pessanha.

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficar
Isaac Pessanha, líder Commerce B2B da VTEX Brasil

Os destaques do “B2B ready”

A abertura do “B2B ready” ficará a cargo de Isaac Pessanha, líder Commerce B2B da VTEX Brasil. Logo depois, Nícolas Gonzalez, da OfficeMax, vai conversar com o vice-presidente de Vendas da VTEX México, Roney Almeida, no painel “A estratégia de crescimento da OfficeMax”. Principal cadeia de suprimentos de papelaria e escritório do México, a empresa usou o comércio eletrônico B2B como uma das suas principais estratégias de crescimento.

“O marketplace da Unilever na indústria de bens de consumo” será o painel seguinte, que terá como participantes Iara Rodrigues, da Unilever, e Daniel Viana, chefe de CX da VTEX para a Europa Ocidental. Iara vai contar como, à medida que a era digital first evolui, a empresa revoluciona a gestão conectando varejistas e distribuidores em toda a Espanha.

“O B2B da Motorola no Brasil” será o tema do encontro entre o diretor de Vendas Corporativas da Motorola Mobility, James Mattos, e o especialista Digital Commerce, CS e CX da VTEX Brasil, Lucas Godoy. A Motorola, uma das maiores empresas do setor de eletrônicos do mundo, unificou os pedidos B2B e B2C em um só canal, desenhando suas operações de e-commerce para atender a esses dois cenários de forma rápida e eficaz.

Por fim, Carlos Lima, engenheiro de Soluções da VTEX Brasil, vai apresentar o painel “Por dentro da plataforma B2B VTEX” mostrando algumas das principais funcionalidades que podem ajudar a modificar o negócio.

O evento ocorre no dia 12 de agosto, das 14h às 17h. Mais detalhes e inscrições podem ser obtidas clicando aqui.

No comércio B2B, conceito omnichannel também veio para ficarImagens: Divulgação

 

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Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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