Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um mundo em plena TRANSFORMAÇÃO

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
3 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 2 minutos

Se fosse para definir em uma única palavra o que se passa no mundo dos negócios atualmente, eu, sem sombra de dúvidas, diria que “TRANSFORMAÇÃO” seria a melhor opção para representar o que estamos presenciando e, principalmente, vivenciando.

O mundo vive uma verdadeira revolução sem precedentes e o impacto da economia digital vem rapidamente mudando as regras do jogo. Em especial com o fortalecimento cada dia maior do que podemos chamar de consumidor hiperconectado, permanentemente online e mobile.

Isso pode representar uma nova e poderosa oportunidade de crescimento para empresas que são conduzidas por líderes inquietos e inconformados, ou pela condenação dos negócios daqueles que permanecem na zona de conforto e acreditam que o que deu certo no passado, também poderá dar certo no futuro.

A maior alavanca de transformação no mundo é a internet e o uso intensivo dos disponíveis móveis, como ocorre no Brasil – onde o smartphone já é utilizado por cerca de 70% da população acima de 15 anos.

Novas tecnologias como big data, inteligência artificial, internet das coisas, machine learning, robótica, reconhecimento facial, realidade virtual e, principalmente, o comércio digital são algumas das inovações responsáveis em grande parte pela força dessa revolução.

O momento é crucial já que as tecnologias são disruptivas e têm obrigado as empresas a reverem a estratégia de seus negócios, analisarem novos modelos de atuação e, muitas vezes, se reinventarem perante o mercado.

O salto tecnológico é realmente impressionante e se adaptar aos novos tempos, independente do setor de atuação, pode ser uma questão de sobrevivência.

Um grande desafio da maioria dos profissionais é conhecer a aplicabilidade de tantos conceitos inovadores e inspiradores, com as particularidades e a realidade de suas empresas e segmentos de mercado.

Hoje em dia, conteúdo inovador é acessível e democrático para todos. Porém, transformar toda essa informação adquirida em conhecimento é para poucos. E os que realmente fazem a diferença são os que são capazes de converter esse conhecimento em ações com resultados práticos.

Além disso, outra premissa básica para navegar num ambiente tão instável e desafiador é a capacidade da empresa em estar aberta e aprender através de metodologias utilizadas no mundo das startups, isto é, coragem para testar, errar e aprender com rapidez e agilidade. A cultura do “mindset” de crescimento sugere profissionais abertos às mudanças, que desafiam o ‘’status quo’’ e que sejam capazes de gerar valor para a empresa com soluções para esse novo consumidor.

Para continuar nesse jogo em plena TRANSFORMAÇÃO, é essencial se atualizar e ter a capacidade de definir novas diretrizes e iniciativas que façam a diferença para você, seu negócio e, sobretudo, seu cliente. A hora é essa!

NOTA: Os consultores de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza participaram do LATAM Retail Show, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto. Agora, você pode levar para dentro da sua empresa todos os destaques do LATAM Retail Show relacionados a temas como transformação de negócios e o consumidor hiperconectado. Saiba mais sobre o Workshop in Company Pós Latam enviando mensagem para: [email protected].

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Confiança atual dos empresários do comércio cai 2,4% em agosto

Próxima Postagem

Preços de alimentos caem e provocam queda do IPC-S

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Preços de alimentos caem e provocam queda do IPC-S

Preços de alimentos caem e provocam queda do IPC-S

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.