A Herman Miller, indústria de mobiliário de design com receita de US$ 1,8 bilhão de dólares em 2014, conhecida por seu portifólio de itens de desejo com design assinado, firmou um acordo para adquirir a Design Within Reach – DWR, uma empresa de Stamford, Connecticut, que negocia e vende móveis modernos, luminárias e acessórios. Em 2013, a DWR teve um faturamento de aproximadamente US$ 218 milhões de dólares. Como resultado da transação, a Herman Miller estima que vai receber benefícios fiscais com um valor atual de cerca de 10 milhões de dólares.
A participação acionária que será adquirida pela Herman Miller na DWR é equivalente a aproximadamente 84%, uma expectativa de US$ 154 milhões de dólares em dinheiro, sujeitos a ajustes para a dívida líquida, mudanças no capital de giro e outros itens pós-fechamento.
John Edelman, Diretor Executivo da Design Within Reach, e John McPhee, presidente da empresa, continuarão a liderar os negócios, juntamente com a Herman Miller, e vão se reportar ao CEO da multinacional de mobiliário, Brian Walker. Após a negociação, esses executivos vão converter suas participações acionárias remanescentes na DWR para aproximadamente 8.5% dentro de uma recém-formada unidade de negócios de consumo da Herman Miller.
Com esta manobra, a Herman Miller almeja se tornar uma marca de lifestyle com foco no consumidor final. “Esse agrupamento expande nosso alcance no setor de consumo e identificamos vários pontos de alavancagem estratégica que beneficiarão nossos outros segmentos e operações, bem como os planos de crescimento da DWR”, afirmou Brian Walker, CEO da Herman Miller.
Walker disse também que “aquisição da DWR é um passo transformador em direção à concretização da estratégia da multinacional de mobiliário para um crescimento diversificado e para estabelecer a Herman Miller como a principal marca de lifestyle, ajudando as pessoas a criar espaços inspiradores onde possam trabalhar, viver, curar-se e aprender”.
John Edelman e John McPhee, respectivamente CEO e Presidente da DWR, declararam conjuntamente que “essa parceria nos permitirá acelerar nossa missão de tornar acessível o design moderno autêntico. Representamos um portfólio dos melhores designs modernos do mundo todo, que ancora uma proposta de valor única, focada em ajudar nossos consumidores a criar uma vida moderna. Estamos muito animados para continuar essa jornada com o apoio dos recursos e da energia da Herman Miller”.
Mais um exemplo da indústria mobilizando esforços para tocar diretamente seus consumidores, estreitando relações e oferecendo novas possibilidades de soluções completas adequadas ao estilo de vida de seus consumidores.