Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Consultores: o que nos faz diferentes?

Redação de Redação
3 de outubro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos

É impossível conhecer e saber de tudo. Na GS&Consult somos uma equipe multidisciplinar, e, mesmo assim, os clientes sempre saberão mais sobre seus negócios do que nós, embora tenhamos a estrutura lógica, recursos, foco e objetividade para muitas vezes fazer um trabalho melhor. Bons consultores precisam ser ágeis e atualizados, buscando novos temas, projetos, clientes e metodologias. Bons consultores precisam continuamente estudar e aprender rapidamente.

Sem dúvida, a vida de consultoria não é fácil, pois trabalhamos alternadamente em projetos curtos e longos, quase sempre diferentes. É necessário estar preparado, capacitado para ser sabatinado pelo cliente e testado de diferente maneiras sobre o negócio do cliente.

Existe alguns pré-requisitos básico para ser um bom consultor:

·Raciocínio lógico: saber fazer boas perguntas. Saber construir narrativa de negócios;

·Comunicação: ser bom ouvinte, articulado, apresentável e persuasivo;

·Ter alto nível de energia e motivação: especialmente nos momentos mais difíceis;

O lado bom de ser consultor

Nem todos os projetos são únicos e estratégicos, mas sempre existe algo para aprender. Um consultor que não está aprendendo é um consultor sem futuro.

Eu adoro livros técnicos. Para mim, às vezes, pode ser mais fácil aprender com eles, apesar da dificuldade de encontrar motivação dentro desses livros após uma longa jornada de trabalho. É no início de todo projeto que eu encontro tempo e dedicação para estudar qualquer tema relacionado ao projeto. Incrível como pequenas pesquisas e insights que você consegue gerar nesses momentos e estudos podem gerar profundos impactos e agradecimentos pela informação por parte do cliente.

É importante entender que, muitas vezes, é isso que o nosso cliente busca: uma pessoa que contribua com novidade, até porque os problemas e as dificuldades do projeto que você está, o cliente já conhece e está cansado de saber.

Se você quer ser um bom consultor ou profissional…

…É preciso ter total interesse pelo seu cliente/empresa e segmento, mesmo que temporariamente durante o projeto.

Por isso, listo abaixo algumas lições que aprendi com um colega consultor, que você poderá achar muito útil, não importando a sua profissão:

  • Pense profundamente sobre o projeto ou problema da sua empresa. Quais são as questões fundamentais?
  • Pesquise no GOOGLE primeiro para encontrar respostas. Não desperdice o tempo dos outros;
  • Seja engenhoso, procure estar atualizado sobre a sua área de trabalho;
  • Leia e atualize-se sobre a sua empresa e concorrentes, use FEED de notícias (RSS Feeds); Busque por fontes diferentes;
  • Ouça PODCASTS quando conseguir. É uma forma rápida e fácil de aprender (no trânsito ou no caminho do trabalho);
  • Nas apresentações, utilize dados para direcionar hipóteses e afirmações. Apresente os dados de forma objetiva. Buque relatórios diferentes, cruze com informações de mercado, em sites do governo (IPEA, IBGE), em sites de notícia (EXAME, VALOR).
  • Encontre projetos similares, apresentações e PDF. Eu sempre procuro novos conteúdos no slideshare e no scribd, dois sites com uma grande quantidade de material, interessantes e resumidos;
  • Pesquise em inglês. A grande parte dos materiais disponíveis estão em inglês. Faça pesquisas em inglês e você terá muito mais conteúdo para ler;
  • Escreva suas descobertas. Reclassifique e coloque dentro de “mapa mental”;
  • Leia, estude e aprenda. Não existe outro caminho para consultores.
Postagem anterior

Ikea compra startup e entra na economia colaborativa

Próxima Postagem

Para varejistas, Natal de 2017 será o melhor em 4 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo paulista deve contratar até 25 mil temporários para o fim do ano

Para varejistas, Natal de 2017 será o melhor em 4 anos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.