Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tudo bem no ano que vem

Momentum nº 984

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
perspectiva 2023 Tudo bem no ano que vem

De saída, um alerta. Esse artigo foi escrito antes de qualquer resultado divulgado do primeiro turno das eleições presidenciais e não tem e não pode ter nenhuma conotação político-partidária.
Tudo bem no ano que vem foi a tradução do título do filme de 1978 “Same Time Next Year”, que conta a história de um casal que se reencontra todos os anos no mesmo fim de semana. E com a nossa realidade tem a ver com a visão positiva para o próximo ano, quase sempre neste período no início do último trimestre.

No nosso caso envolve mais diretamente um sentimento que, ao que tudo indica, é a perspectiva e independe de qual seja o resultado mais imediato das eleições de primeiro e, eventualmente, de segundo turno no Brasil. Parece estar contratado um período mais positivo para o país no mínimo no próximo ano e desde que não atrapalhemos o curso natural das coisas.

Mas fica outro alerta de que é preciso muita isenção político-partidária e um olhar mais abrangente para considerar os pontos aqui colocados.

Essa perspectiva a que nos referimos como mais positiva à frente depende mais dos problemas econômicos e financeiros de regiões relevantes no mundo e menos de nossas próprias virtudes e escolhas.

Os sensíveis problemas que envolvem a Europa, combinando inflação elevada, situação crítica no tema energia e combustíveis e a perspectiva de baixo crescimento econômico com o cenário político agravado por conta da crise Rússia-Ucrânia, criam uma perspectiva sombria para a região com baixa confiança empresarial e dos consumidores e inevitável retração de investimentos e do consumo. Para falar o mínimo.

Na Ásia o cenário é agravado pelo baixo crescimento econômico da China, motor do desenvolvimento naquela área, espalhando consequências em muitos países da região. A exceção relevante é a Índia, que tende a crescer em seu protagonismo econômico e político naquela geografia e no mundo.

Nos Estados Unidos está configurado quadro recessivo, com aumento das taxas de juros e seus impactos no mercado imobiliário, nas finanças, no consumo, no varejo e no emprego, o que sinaliza um período de fortes reajustes em relação aos anos anteriores, contaminando seus vizinhos México e Canadá, que serão também impactados.

Na América Latina as instabilidades políticas combinadas com menor crescimento econômico e inflação elevada em alguns casos também criam um cenário de menor atratividade e insegurança, com alguns riscos políticos associados.

Enquanto isso, no Brasil, apesar de aspectos crônicos envolvendo sustentabilidade, desigualdade social, insegurança, derrapagens na educação e na saúde, temos um quadro comparativamente melhor, balizado pela queda da inflação, perspectiva de redução das elevadas taxas de juros, baixa no número de desempregados, ou subempregados, ausência de maiores problemas ligados à energia e abastecimento de combustíveis e alimentos.

Quando analisados numa perspectiva geoeconômica e temporal, são fatores de atração de investimentos externo, ao mesmo tempo que geradores de aumento da confiança interna e dos investimentos na expansão de negócios de forma geral, em especial no consumo, nos serviços e no varejo.

Tudo isso está, de certa forma, quase que contratado e assinado e de alguma forma independente dos resultados das eleições. Mas seria quase inconsequente, nesse momento crítico, um comentário dessa natureza. E seria temerário, pois poderia sinalizar qualquer forma de conivência com temas estruturais sensíveis que devem ser endereçados, trabalhados e equacionados, como reforma administrativa, tributária, aperfeiçoamento dos temas trabalhistas e o repensar estratégico da Educação, da Segurança e da Saúde.

Mas não devemos usar a necessária cautela para nos omitirmos no entendimento dessa perspectiva positiva à frente, que será um legado a ser administrado por quem quer que seja eleito, até porque parece claro o encaminhamento da composição de um Congresso que tenderá a manter seu caráter conservador e com baixo nível de renovação, conquistado pelo artifício da distribuição de verbas e recursos dos fundos partidários e mais os mecanismos de alocação de investimentos regionais orientados pelos congressistas.

No vetor mais prático, os projetos anunciados por varejistas, fornecedores de produtos e empresas atuantes nas áreas de consumo e serviços parecem sinalizar uma disposição efetiva de investir na retomada contratada da economia e no crescimento do mercado.

E isso tudo pode ser ainda melhorado pela continuidade e potencial aumento do investimento direto externo que estará em busca de oportunidades em regiões menos sujeitas aos desafios de curto, médio e longo prazo.

Com toda a necessária cautela que momentos como esse exigem, dá para apostar que tudo bem no ano que vem. E apostas positivas dessa natureza contribuem para transformar perspectiva em realidade. E vice-versa.

Sem, porém, último alerta, se iludir com as aparências que possam inibir uma visão crítica da realidade e refrear nosso melhor instinto reformador ou inovador.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mais de 60% dos restaurantes geram sobras de alimentos, mas só 37% fazem doações

Próxima Postagem

Magalu, Riachuelo e Boticário participam do BConnected nesta semana

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
bconnected

Magalu, Riachuelo e Boticário participam do BConnected nesta semana

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.