Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Natal gordo ou magro?

Redação de Redação
3 de novembro de 2014
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta época do ano, a questão sempre volta: como será o Natal? Em um ano de Copa do Mundo, com antecipação de compras, recesso após e depois eleições presidenciais, a projeção do comportamento do Natal incorpora elementos inusitados e traz algumas dificuldades adicionais.

Em primeiro lugar, é preciso relembrar que, em nosso cenário atual, temos massa salarial com crescimento próximo a 2%, emprego estável, com os setores de serviços e comércio absorvendo a contração gerada no setor industrial e a oferta de crédito ao consumo estável, apenas ajustada por um excesso de cautela do setor financeiro, que dificulta e inibe um maior crescimento de seu uso.

Como parte do cenário, temos ainda um nível de inadimplência estável, quando não declinante, segundo dados do Banco Central e o nível de endividamento das famílias em um patamar alto. Quando calculado com base nas receitas dos últimos 12 meses, porém estável nos últimos seis meses e, com tendência de queda, quando analisado isoladamente o endividamento não imobiliário.

O maior salto no endividamento das famílias ocorreu pela conjugação da maior oferta de crédito ao consumo e pela expansão do financiamento no setor de imóveis, que permite a substituição de pagamento de aluguéis pelo pagamento de prestações do imóvel próprio que tem características diferentes do crédito ao consumo.

A componente mais crítica no comportamento do consumo está ligada à confiança dos consumidores, que já vinha mal e sofreu forte abalo com o resultado das eleições que derrotou as expectativas e a opinião de uma parcela significativamente maior do potencial de consumo nacional, uma vez que as regiões mais significativas em seu potencial foram aquelas em que predominou a preferencia pelo candidato derrotado. Ou seja, a confiança que já vinha mal nos segmentos mais afluentes e que determinam a maior parte da tendência de consumo tenderá  a piorar nos próximos a meses.

A menos que sejam criados “factóides” econômicos que tentem criar uma cortina de fumaça sobre a realidade emergente, o que já era complicado tenderá a piorar com impacto direto nas vendas do varejo no final do ano, agravado pelo retrato da realidade de inflação crescente e aumento das taxas de juros.

Sempre será possível apelar para um conjunto de elementos que visem resgatar a confiança de curto prazo com estímulos direcionados e, neste caso, como sempre, a indústria automobilística deverá, mais uma vez, ser privilegiada, apesar de gerar, em toda sua cadeia, perto de 350 mil empregos, pouco menos do que 5% do total do emprego do comércio no Brasil.

Um alerta importante deve ser colocado com respeito ao Black Friday, que deverá ter recorde de vendas no final do mês de Novembro por conta do crescimento de sua importância promocional e à crescente adesão de marcas e lojas que ampliam sua cobertura envolvendo vendas pelo ecommerce e lojas e que terá impactos diferentes nas vendas do Natal. De um lado esse forte crescimento poderá ser confundido com predisposição a gastar, o que será um equívoco e, de outro, suas vendas antecipadas faltarão na equação de apuração dos resultados do período natalino.

Com os elementos hoje disponíveis a perspectiva do Natal é muito mais para um período de dieta, marcado por um comportamento do consumidor mais racional e cauteloso, aproveitando ofertas antecipadas no Black Friday e depois se concentrando em itens de menor valor e, segura e cautelosamente, aguardando as promoções pós Natal para completar sua lista de compras.

Mudanças podem ocorrer dependendo do que se crie, em termos de alternativas, para mudar o “astral” do mercado mas terão que ser realmente inteligentes e ambiciosas para gerar um clima diferente do que aí está.

Sempre é possível acreditar que pode ser diferente, mas haja imaginação!

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

 

Postagem anterior

2ª Edição do Retail Congress Latin America, promovido pela GS&MD, discutirá o varejo no âmbito mundial

Próxima Postagem

A Expansão do Varejo em 2015

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Próxima Postagem

A Expansão do Varejo em 2015

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.