O Grupo Supernosso está investindo em uma nova frente do mercado alimentício. A rede acaba de adquirir o controle da empresa mineira “Orgânico do Chico”, um e-commerce especializado em produtos orgânicos.
O objetivo é potencializar o mercado de orgânicos e tornar esses alimentos mais acessíveis para a população. “Essa nova aquisição vem ao encontro da nossa estratégia de facilitar o abastecimento de lares e negócios”, destaca Rodolfo Nejm, vice-presidente do Grupo Supernosso.
Hoje, o mercado de alimentos orgânicos cresce quase 10% no Brasil. Entre janeiro de 2020 e maio de 2021, 2,3 mil novos produtores se lançaram no mercado, segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Segundo o vice-presidente, o grupo está focado em oferecer aos clientes ingredientes sustentáveis vindos de pequenos produtores locais. “Será da fazenda para a sua mesa (farm to table), um conceito que teve origem nos Estados Unidos e que aproxima o produtor do cliente. Isso traz inúmeras vantagens, entre elas conhecer profundamente a origem dos ingredientes. Dessa forma, todos ganham, sem mencionar que o cliente será o principal beneficiado, pois vai consumir ingredientes com mais sabor e nutrientes”, destaca.
Pequenos produtores
Hoje, o “Orgânico do Chico” conta com cerca de 1.500 produtos orgânicos, naturais, veganos e artesanais, entregues em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana. Segundo o sócio Bernardo Maciel, o propósito é democratizar o acesso a produtos de qualidade, com maior comodidade e frescor
“A empresa surgiu com o Chico, meu pai, e o Guilherme, meu irmão, com o intuito de facilitar a relação entre o produtor e consumidor final. Por um lado, o pequeno produtor não conseguia escoar sua produção, e do outro, o consumidor não conseguia ter acesso aos produtos. Com a nossa logística, a maior parte das hortaliças chega na casa dos clientes com menos de 24 horas após a colheita”, diz Maciel.
Com 81 anos de atuação, faturamento de R$ 2,9 bilhões e 10 mil colaboradores, o Grupo Supernosso está entre os 20 maiores no Brasil, de acordo com ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para este ano, a expectativa de faturamento é de R$ 3,4 bilhões. Até 2030, o grupo planeja triplicar o tamanho da empresa, com expansão de lojas para o interior de MG e outros Estados.
Imagem: Divulgação