O setor de alimentação fora do lar está se preparando para um aumento no faturamento durante os feriados prolongados de 2025, além de datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Essas ocasiões são vistas como estratégicas para bares e restaurantes, especialmente em regiões turísticas, onde o fluxo de consumidores tende a aumentar.
Nas áreas metropolitanas, os feriados proporcionam mais tempo para o público sair e consumir fora de casa, impulsionando a receita dos estabelecimentos.
“O calendário de 2025 joga a favor, com vários feriados prolongados. E também temos as datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Neste ano, aliás, o Dia dos Namorados cai em uma quinta-feira, o que é bom, pois torna um dia de menor movimento em uma data robusta, que acaba gerando até mais demanda no próprio fim de semana. A preparação para esses períodos é essencial, com foco em atrair os clientes e proporcionar experiências únicas que fidelizem o consumidor”, afirmou Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Uma pesquisa da Abrasel realizada em dezembro apontou que 73% dos entrevistados do setor de alimentação fora do lar esperam um aumento nas vendas no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. No entanto, a inflação continua sendo um desafio significativo, com 32% dos estabelecimentos relatando que não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses.
Feriados nacionais em dias úteis e datas comemorativas de 2025:
Janeiro:
01 – Confraternização Universal (Quarta-feira)
Março:
03, 04 e 05 – Carnaval (Segunda, Terça e Quarta-feira)
Abril:
18 – Paixão de Cristo (Sexta-feira)
21 – Tiradentes (Segunda-feira)
Maio:
01 – Dia do Trabalho (Quinta-feira)
10 – Dia das Mães (Domingo)
Junho:
12 – Dia dos Namorados (Quinta-feira)
19 – Corpus Christi (Quinta-feira)
Agosto:
10 – Dia dos Pais (Domingo)
Novembro:
20 – Consciência Negra (Quinta-feira)
Dezembro:
25 – Natal (Quinta-feira)
Imagem: Shutterstock