Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Sul-africana Pepkor compra grupo Avenida por R$ 1,1 bilhão

A venda envolveu a totalidade das ações detidas pelo fundo Kinea, sócio da empresa desde 2012

Redação de Redação
4 de fevereiro de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Sul-africana Pepkor compra grupo Avenida por R$ 1,1 bilhão

O Grupo Avenida, uma das maiores empresas de varejo do Brasil com atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte, vendeu o controle de suas operações para a Pepkor, gigante do varejo de vestuário da África do Sul. A empresa sul-africana desembolsou US$ 208 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) em dinheiro pela compra de 87% das ações da varejista brasileira. O valor inclui uma injeção de capital no negócio.

A venda envolveu a totalidade das ações detidas pelo fundo Kinea, sócio da empresa desde 2012, e uma parcela que pertencia à família Caseli, fundadora da companhia, que ficará com 13% do capital. Rodrigo Caseli, filho do fundador, disse ao Estadão que continuará como presidente da companhia e que seu irmão, Christian, permanece no Conselho da empresa – ambos pelos próximos sete anos.

A transação ocorre após o grupo ter fracassado na tentativa de realizar sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no ano passado por conta da turbulência do mercado. Outras empresas que tentaram sem sucesso o IPO em 2021 estão em busca de uma operação como a feita pelo Grupo Avenida – esse é o caso da Privalia, segundo fontes.

O Grupo Avenida tem duas redes de lojas – sendo 110 unidades da Lojas Avenida e 20 da Giovanna Calçados -, com presença em 11 Estados. A varejista foi fundada em 1978, em Cuiabá, por Aílton Caseli.

Plano de expansão

“Temos enorme potencial para expandir rapidamente os negócios no Brasil, aumentando o número de lojas e a receita da empresa, além de uma grande sinergia de culturas e valores do Grupo Avenida com a Pepkor”, Rodrigo Caseli.

O executivo lembra que o plano da empresa, na época em que estudava abrir o capital, era abrir mais 170 lojas poelo Brasil. “O que eles (Pepkor) pensam é numa expansão muito forte no Brasil, mas ainda não temos o plano”, disse Caseli, fazendo referência ao porte da nova sócia. A intenção, segundo executivo, é crescer nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde a companhia já está, mas abrindo lojas em cidades menores, que não contam com oferta de itens de vestuário de boa qualidade.

Um ganho esperado com o negócio é a ampliação de produtos importados, uma vez que 90% dos itens vendidos pela Pepkor em suas lojas vêm da Ásia. A empresa tem escritório em Xangai, na China, com 250 funcionários. “Hoje, no Grupo Avenida, só 8% da nossa compra é de artigos importados da Ásia”, comparou Caseli. Ele lembrou que o cliente padrão das lojas da rede é das classes C e D, de menor renda.

Dúvidas

Alberto Serrentino, especialista no setor de varejo e sócio da consultoria Varese Retail, analisa com cautela o negócio e lembra o recuo de muitos grupos internacionais que já tentaram ingressar no mercado brasileiro para criar um negócio de varejo de moda no País. Ele aponta que há dificuldade de grupos estrangeiros em acertar o “timing” das coleções e de encontrar sinergias com os negócios que possuem em outros países.

No entanto, Serrentino também vê potencial nessa união, a depender da governança negociada com o novo controlador. “Se eles (Pepkor)estão capitalizando a Avenida, para crescer com uma estratégia brasileira, de um negócio brasileiro, aí a Avenida pode ganhar fôlego. Em tese espaço existe”, afirma.

Com informações de Estadão Conteúdo (Fernanda Guimarães e Márcia De Chiara)
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Amazon tem lucro bem acima do esperado por analistas e ação dispara em NY

Próxima Postagem

Startups brasileiras captam US$ 591 mi em janeiro; 45% do volume latino-americano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Startups

Startups brasileiras captam US$ 591 mi em janeiro; 45% do volume latino-americano

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.