Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

RaaS – Entenda como o varejo de serviços pode revitalizar o varejo

Marcos Hirai de Marcos Hirai
4 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Showfields

Você já ouviu falar da “RaaS”? Não, não, não se trata da nova pandemia da vez. O Retail-as-a-service ou apenas “Raas”, é um termo do inglês que explica essa nova tendência do varejo. Em tradução livre: varejo como serviço ou simplificando para “varejo de serviços”.

Semelhante ao Software como Serviço (SaaS), onde, um fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária de uso, cobrando um valor pelos serviços prestados, o RaaS está abrindo o caminho para varejistas e lojas físicas competirem na era digital.

Nos últimos anos temos visto os hábitos de compras dos consumidores mudarem drasticamente. As vendas on-line crescem a cada ano desafiando cada vez mais as lojas físicas.

Neste ambiente, por uma questão de sobrevivência, os varejistas são levados a transformarem seu modelo de negócios, conduzindo-os num ambiente omnichannel e colocando-os de frente com tecnologias inovadoras que muitas vezes não sabem como adaptarem ao seu negócio.

Para remodelarem seus negócios com agilidade, inovação e velocidade de lançamento no mercado para evitar que enfrentem obsolescência é que surge a tendência do RaaS (Varejo como Serviço).

A novidade consiste em conhecer a jornada do seu cliente de perto e incluir serviços e tecnologias que possam acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. A ideia principal é melhorar a experiência do consumidor e ter a satisfação do cliente como melhor indicador de qualidade de uma empresa.

Isso é diferente porque é muito comum associar o varejo à venda de produtos, e agora os esforços são para melhorar a experiência de compra do cliente e não apenas vender os produtos. Os varejistas oferecem novos serviços com a intenção de agradar clientes.

Para dar alguns exemplos, nos Estados Unidos, recentemente a maior rede de supermercados por lá, a Kroger, e a gigante da tecnologia Microsoft anunciaram o desenvolvimento de um produto RaaS sob medida para conectarem as lojas.

A solução combina as prateleiras inteligentes existentes da Kroger e a tecnologia ‘scan & go’ com poderosas informações para fornecer uma experiência de compra guiada exclusiva para os clientes.

Também por lá, empresas como B8ta, a Neighborhood, Naked Retail e a Showfields montaram em grandes cidades espaços coletivos em pontos comerciais cobiçados abrigando diferentes marcas, oferecendo estrutura e apoio na operação.

Grande parte das lojas são oriundas da internet, que buscam cada vez mais marcarem presença no mundo off line.

Por aqui ainda é lenta a adesão de varejistas brasileiros ao RaaS. E muito se dá por uma junção de diversos fatores. A recessão dos últimos anos foi muito difícil, aliada as vendas baixas e consequentemente os parcos recursos de capital, foram gastos na sobrevivência e não na inovação.

Além disto, a baixa rentabilidade, as dificuldades de crédito, os aluguéis altos, os custos trabalhistas e tributários e outras mazelas, prejudicaram muito a lucratividade, fazendo com que os varejistas não tivessem recursos para investirem em novos modelos de negócios.

Esse panorama mostra que o varejo precisa se reinventar. A tendência mundial do varejo de serviços tem muito a contribuir para o crescimento das empresas e manter muitos varejistas no mercado.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dafiti pelo 3° ano é rentável e investe R$ 210 mi em distribuição

Próxima Postagem

Amazon abre depósitos perto de cidades dos EUA para acelerar entregas

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Amazon

Amazon abre depósitos perto de cidades dos EUA para acelerar entregas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.