Máxima Sistemas, desenvolvedora de softwares de gestão, adquiriu a startup Life Apps, desenvolvedora da plataforma SuperOn, um serviço de supermercado online que possibilita ao usuário fazer compras pelo celular. A partir desta compra, a companhia criou uma holding, o Grupo Máxima, que irá operar em toda a cadeia de abastecimento. Faz parte deste conglomerado a Máxima Sistemas, focada no mercado de atacado distribuidor; a OnNet Systems, voltada para indústria, e a LifeApps, que atende o varejo.
Rafael Martins, criador da startup Life Apps, acredita que a chegada do grupo ao segmento de varejo acontece em um momento de evolução do setor de atacado distribuidor. Martins explica que hoje os atacadistas distribuidores passaram a expandir seus negócios através da diversificação de novos pontos de vendas, como empórios, autosserviços e supermercados, além de olhar cada vez mais com ares estratégicos para o comércio eletrônico. “Além de levar a solução SuperOn para os atuais clientes no mercado atacado distribuidor, a tônica da estratégia é atacar o mercado varejista, ampliando consideravelmente a atuação da nova holding”, disse.
A companhia vem passando por mudanças. Em 2017, ela se remodelou após um período de atuação direta do CEO na área de produtos, que transformou a oferta da organização numa estrutura comercial focada em três pilares: vendas, logística e e-commerce. A proposta dessas células é manter, evoluir e integrar os produtos da empresa.
Esta movimentação foi pensada para preparar a operação para o reaquecimento do mercado, que era previsto para 2018. A reorganização e a nova aquisição anunciada devem contribuir para a previsão de crescimento de 22% neste ano para a holding. Atualmente, a Máxima Sistemas conta com 42 mil usuários e mais 1.300 clientes no Brasil.
*Imagem reprodução