O mercado de galpões logísticos segue em forte crescimento em 2025, com a taxa de vacância alcançando 7,9%, o menor índice da história. Esse cenário de escassez de oferta tem levado os preços dos aluguéis a subir. O preço médio nacional do metro quadrado atingiu R$ 29,10, um aumento de 11,6% em relação ao ano passado. Em São Paulo, o valor médio foi ainda maior, chegando a R$ 31,80, com um salto de 17%.
A absorção bruta no primeiro trimestre foi de 1,1 milhão de metros quadrados, a maior dos últimos quatro anos, com destaque para São Paulo (33%) e Minas Gerais (27%). No entanto, a entrega de novos galpões ficou abaixo do esperado, com apenas 18% do estoque projetado sendo entregue, o que ajudou a pressionar ainda mais os preços.
André Romano, da JLL, aponta que a baixa vacância dos galpões logísticos e a entrega abaixo do esperado são fatores determinantes para o aumento nos aluguéis. “A escassez de novos imóveis e a alta demanda continuam a impactar diretamente os preços”, afirma.
Até o final do ano, a expectativa é que a taxa de vacância posso ter leve alta, permanecendo em equilíbrio em todo o Brasil, considerando um cenário de 20% de atraso no volume de novo estoque projetado para 2025.
“Os proprietários estão avaliando o melhor momento de colocarem seus empreendimentos no mercado e as construtoras têm sido cuidadosas quanto ao custo e a viabilidade financeira”, finaliza Picerni.