Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um polvo com muitos tentáculos – Ecossistemas de Negócios

Jean Rebetez de Jean Rebetez
4 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Afinal de contas o que é um “ecossistema de negócios” e como e para que são construídos?

Os ecossistemas de negócios se configuram por uma multiplicidade de negócios, canais, operações, produtos, estratégias e atuações que um grupo empresarial possa ter.

Invariavelmente, esses negócios são sinérgicos e se apoiam mutuamente, ampliando a oferta ao mercado, atendendo demandas específicas internamente ou externamente e gerando valor ao todo.

Um verdadeiro ecossistema extravasa as fronteiras nacionais e adquire presença global se tornando verdadeiras organizações globais (Global – ORGANIZATION – SYSTEM-HUB, termo primeiramente usado por Scott Galloway). Além de serem mundiais, omnicanais, multiplataforma para seus produtos e serviços, essas organizações agregam muito mais diversidade ao negócio, incluindo serviços financeiros de toda sorte, lojas físicas ou digitais de várias bandeiras e marketplaces, com comunicação e mídia, soluções em tecnologia e sistemas de distribuição. Além disso, elas possuem CRM integrado a tudo isso, identificando, mapeando e predizendo a melhor oferta para quem precisa.

Muito mais complexos e onipresentes, os ecossistemas de negócio são uma evolução do conceito GOSH. Um verdadeiro polvo organizacional, com diversos tentáculos, capturando tudo que é possível para um núcleo central da organização.

Estes sistemas estão só começando, podemos ouvir já os exemplos que vem da China, especialmente ALIBABA e TENCENT entre os mais notórios. Porém, alguns grupos organizacionais tendem a evoluir os seus negócios para a diversidade de atuação e ofertas, como é o caso da AMAZON, APPLE, WALLMART, CARREFOUR e outros gigantes.

Independente do tamanho da organização e seus mecanismos, o que estes ecossistemas ensinam?

Que a construção de um modelo de expansão tem que considerar a agilidade na ampliação da oferta omnicanal, tornando uma organização mais ágil (o que os clientes querem, onde eles querem e quando querem), com diversidade dos formatos de atuação, alianças estratégicas que geram valor, dinâmica de otimização dos custos e maior seletividade e produtividade dos investimentos.

O mais importante ressaltar talvez seja que a consciência de uma ampla base de clientes e múltiplos pontos de contato sejam as soluções mais eficazes para a expansão de uma organização que pretende prosperar em um mundo cada vez mais consolidado e em transformações.

Criar sinergias sustentáveis para o negócio garante a longevidade dele. Não estar atento às múltiplas conexões possíveis limitarão o negócio e seu potencial, transformando-o em um nicho específico e relevante apenas para uma pequena parcela. A tendência natural nos melhores casos é a sua estagnação ou quem sabe até mesmo sua extinção.

Sempre podemos exponenciar mais os negócios do que já fazemos, ampliando sua atuação, diversificando sinergicamente, com novos modelos e formatos. Não importa o tamanho do negócio, importa a visão estratégica de atuação e expansão.

Quem viver verá!

NOTA: A GS&Consult, unidade de consultoria do Grupo GS& Gouvêa de Souza, é expert em relações de consumo, varejo omnicanal e suas integrações estratégicas. Nossos projetos sempre têm como ponto de partida onde podemos realizar mais com que temos. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

iFood investe em marketplace para restaurantes

Próxima Postagem

Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.