Impulsionado pelas vendas do Dia das Mães e pelo maior número de lojas abertas, o varejo na cidade de São Paulo cresceu 22,7% em maio em relação ao mês anterior. Os dados fazem parte do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com amostra da Boa Vista.
Em relação a maio de 2020, o crescimento foi ainda mais robusto, de 51,1%. A explicação para esse aumento, de acordo com a Associação Comercial, é a base fraca de comparação, uma vez que as medidas de restrição estavam mais duras no ano passado e o temor das pessoas com o vírus era maior, resultado em queda expressiva nas vendas.
Apesar do crescimento, a alta ainda não recupera as perdas registradas em maio do ano passado, segundo a Associação Comercial de São Paulo. “A ampliação do horário de funcionamento de lojas, shoppings e restaurantes em todo o Estado de São Paulo contribuiu para o saldo positivo”, analisa o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
Dia das Mães
Segundo transações realizadas pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, a receita movimentada pelas compras presenciais no Dia das Mães cresceu 66% neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. O faturamento das vendas online também seguiu em alta, registrando aumento de 32%. Considerando todas as transações realizadas via Rede, incluindo o comércio presencial e online, o último Dia das Mães registrou um acréscimo de 57% ao faturamento dos varejistas, se comparado a 2020.
Outra pesquisa relacionada à data, da da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel, mostra que foram realizadas 3.739.688 compras, mais que o dobro do que da marca de 1,5 milhão alcançada no mesmo período de 2020. Essa movimentação gerou R$ 2,5 bilhões em receita, contra R$ 668 milhões do ano passado.
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