Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Na busca da internacionalização do varejo brasileiro

Redação de Redação
4 de julho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

A chegada de marcas estrangeiras famosas como a GAP e, mais recentemente, a Forever 21 ao Brasil evidencia a grande capacidade e qualidade das empresas fornecedoras do varejo brasileiro, seja do segmento de engenharia, decoração, segurança, visual merchandising e iluminação.

Atualmente, temos até uma entidade que representa as empresas deste setor, a Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo).

Não basta as marcas chegarem por aqui. É preciso haver empresas que possam fornecer produtos e serviços com a mesma qualidade de seus países de origem. E isto envolve o ambiente de venda, matéria-prima, tecnologia e pessoal de vendas.

Tempos atrás, varejistas estrangeiros também tentaram entrar no país, mas se depararam com uma complexidade acima do que esperavam, como logística, taxa tributária, juros altos, crédito limitado e mercado restrito. O resultado foi que muitos deles foram embora.

Já neste ciclo atual, as empresas estrangeiras que passaram pelo processo de seleção natural do mercado brasileiro estão cravando raízes definitivas principalmente nos setores de confecção, cosméticos, tecnologia e alimentação. No entanto, há ainda muito para avançar em termo de burocracia e de questão tributária.

Hoje, temos uma das mais altas rentabilidades por metro quadrado do mundo no varejo, o que tem encantando os varejistas estrangeiros. Além, é claro, de um mercado consumidor que agregou mais de 40 milhões de pessoas na classe média, na última década. Não apenas estamos recebendo varejistas estrangeiros, mas empresas fornecedoras também estão se internacionalizando e buscando novos mercados. Exemplo disso foi a presença de empresas brasileiras como expositoras pela primeira vez na maior feira do varejo mundial, a Euroshop, em fevereiro último.

O ambiente é propício: vivemos atualmente o que chamamos de democratização do consumo. Os europeus e americanos querem conhecer mais sobre a verdadeira explosão criativa dos projetos brasileiros de lojas de varejo

Hoje, o varejo brasileiro já formou uma identidade própria, com soluções diferenciadas. Há, é claro, ainda vários desafios a serem vencidos como a logística, a questão tributária, os juros altos, a burocracia. Mas a diferença é que agora o mundo quer saber o que estamos fazendo para obter uma das maiores rentabilidades por metro quadrado do mundo para conquistar outros mercados mundiais.

por Júlio Takano ([email protected]), arquiteto, fundador da Kawahara | Takano Soluções para Varejo, especializado na formatação de conceitos para varejo de grandes formatos.

Postagem anterior

Treinar para conquistar talentos

Próxima Postagem

Varejo olho no olho: iniciativas para fazer os consumidores viverem boas experiências em suas lojas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Próxima Postagem

Varejo olho no olho: iniciativas para fazer os consumidores viverem boas experiências em suas lojas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.