Com 60 unidades situadas em 16 Estados, a Moldura Minuto, rede de quadros e molduras, desenvolveu um conceito de franquia figital visando a expansão da marca. Com investimento inicial menor e sem necessidade de custos com estoque e maquinário, a MMSmart opera com mostruários de molduras e paspaturs expostos na própria parede da loja.
“Nós tínhamos muitos interessados em ingressar no segmento, mas muitas vezes o capital não era suficiente para adquirir uma loja tradicional”, revela Antonio Viegas, CEO & Founder da Moldura Minuto.
Para investir no conceito figital, a marca investiu em um centro de fabricação e distribuição de peças prontas, que reúne em apenas um lugar, a equipe necessária para suprir a demanda de mais de 60 lojas.
Com isso, o franqueado não precisa adquirir maquinário específico de emolduramento, pois toda produção é realizada diretamente pelo centro de fabricação e distribuição.
“No segmento de molduras personalizadas, inovação é conseguir unir o online com o offline e fazer o omnichannel nas lojas. É começar um atendimento online e terminar offline e vice-versa”, explica Viegas.
Lojas figitais
Com o modelo de lojas figitais, o portfólio de artes e serviços pode ser acessado por meio de um computador instalado na loja ou pelo celular. Com isso, o investidor precisa apenas de um espaço de pouca metragem para dar início à sua loja, reduzindo custos com aluguel.
“A novidade passa por conhecimento e principalmente pela comodidade do cliente, por isso, precisamos estar próximos dele em todos os canais de venda. Não podem existir barreiras. Seja por WhatsApp, por site, presencial, Instagram e assim vai”, complementa Viegas.
Imagem: Divulgação