O Itaú, maior banco privado da América Latina, promete hiperpersonalizar a experiência do cliente de forma nunca antes vista no banco, e no Brasil. Todos os clientes vão poder acessar todos os serviços em um único lugar, disse o diretor de Canais Digitais e Beyond Banking do Itaú, Estevão Lazanha, em conversa com a imprensa para apresentar o novo superapp do banco.
A nova era de experiência vai trazer nova forma de as pessoas se relacionarem com o Itaú, explicou o executivo. O banco criou uma linguagem visual mais moderna e promete, entre outros pontos, fluidez de navegação.
“A hiperpersonalização é ao nível do indivíduo”, explicou João Araújo, diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú Unibanco. Vai levar em conta fatores como o perfil do cliente, que tipo de produto ou serviço utiliza mais e a frequência com que usa o aplicativo. “Vai ser um aplicativo diferente para cada pessoa”, disse em entrevista.
“Você possui um boleto que vence hoje, pague agora e evite a cobrança de juros”, mostra uma mensagem do aplicativo ao cliente que utiliza vários serviços do banco.
Migração de clientes para o superapp
Além do foco em experiência, o Itaú vai migrar 15 milhões de clientes sem conta corrente, pulverizados em diversos aplicativos do banco para um superapp. Assim, todos passarão a ter acesso a todos os produtos do banco. A migração será feita até o final de 2025.
O banco tinha diversos aplicativos, como o de cartões, um da Hipercard, um do iti e dois da Credicard e que não se conversavam. Agora, terá um superapp unificando o acesso a todos os serviços.
“Queremos que todos os clientes tenham acesso a nova era de experiência, independente de seu ponto de relacionamento” disse Araújo.
No momento, o Itaú está testando um piloto de migração com 15 mil clientes, que vem sendo feito desde o segundo trimestre. A migração dos 15 milhões vai sendo feita aos poucos, explicou o executivo.
“Nesse primeiro momento, em 2024, uma base importante de cartões vai ser migrada. Esperamos também iniciar este ano a base de clientes do iti”, disse Araújo.
Para o novo superapp, o Itaú promete “hipersonalizar” a experiência do cliente, levando em conta fatores como a frequência com que utiliza o aplicativo, que produtos mais utiliza e a forma como utiliza. O banco vai usar análise de dados e inteligência artificial para avaliar cada pessoa.
Até agora, quem tinha um cartão da Latam, por exemplo, que o Itaú emitia, era cliente daquele produto e tinha um aplicativo específico do Itaú Cartões. Agora, explica Araújo, essa pessoa terá o mesmo aplicativo que todos os clientes do banco, com acesso a todos os produtos e serviços.
No novo aplicativo, o banco promete agilizar ainda mais na aprovação de um cartão ou outro produto, de forma online e em tempo real.
Com informações de Estadão Conteúdo (Altamiro Silva Junior)
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