Lojas Mel aposta na união dos canais digitais com as lojas físicas

Iniciativa fígital oferece experiência de compra completa e humanizada

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e as empresas têm buscado alternativas para integrá-la aos seus negócios. As Lojas Mel tem acompanhado essa evolução, promovendo uma integração mais efetiva entre as unidades físicas e os canais digitais, desde 2020, quando a pandemia de covid-19 exigiu do varejo intensificar a combinação dos dois universos.

“A implementação de novas tecnologias e a busca constante por inovação são uma realidade consolidada e não mais uma tendência. Nosso objetivo sempre foi atender às necessidades dos nossos clientes com preços competitivos. Agora, também exploramos alternativas que ofereçam praticidade e conforto”, conta Felipe Prado, gerente de Vendas Digitais da empresa

Sistema fígital

O resultado desse compromisso é a implementação bem-sucedida de um sistema figital, que oferece alternativas práticas aos consumidores. A primeira iniciativa digital da marca foi transformar o site em um e-commerce, com portfólio completo de produtos em categorias que variam desde utilidade doméstica, eletroportáteis, eletrônicos, brinquedos até artigos para casa e decoração em geral.

Nas aquisições realizadas pelo WhatsApp, o cliente entra em contato com a loja, descreve sua necessidade e é direcionado para um atendente que faz uma venda personalizada. No final, o cliente pode optar por receber seu pedido em casa em até duas horas – o prazo varia de acordo com a unidade que irá cuidar da demanda – ou retirar em uma loja física.

“Para atender às demandas dos canais digitais, desenvolvemos uma estratégia de direcionamento das solicitações. Em cada uma das plataformas, os pedidos saem de um lugar diferente. As solicitações do nosso site e plataformas de marketplace são atendidas pelo nosso centro de distribuição em Minas Gerais, enquanto os pedidos feitos no WhatsApp são atendidos pelos estoques regionais e lojas”, explica Prado.

As redes de marketplace têm se fortalecido e entraram na estratégia figital da marca, que conta com os principais players do mercado como parceiros. Grandes plataformas, como a Shopee, têm se consolidado como canal de distribuição, oferecendo ao público lojas oficiais de diversas marcas, como a Lojas Mel, que disponibiliza toda a sua carteira de produtos aos clientes.

“Os marketplaces chamam a atenção dos consumidores pela praticidade de utilizar apenas uma plataforma para diversos tipos de compra. Outro grande atrativo é a segurança de dados, além da garantia de que a loja oficial da marca é sinalizada, evitando que golpes digitais sejam aplicados”, comenta o gerente.

“Os canais digitais vieram para ficar e fazem parte de todo o nosso planejamento estratégico. Eles nos possibilitaram ampliar o alcance da nossa rede, atendendo pedidos em todas as regiões do país. Nosso objetivo para os próximos anos é o de fortalecer nossa omichanalidade e oferecer experiências cada vez mais completas aos nossos clientes”, finaliza Prado.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Reprodução

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