Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Desorganização da distribuição compromete retomada

Momentum nº 933 

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
4 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Desorganização da distribuição compromete retomada

Faltam peças e componentes na indústria automobilística e isso reduz a oferta de carros novos e eleva o preço dos carros usados. E não é só no Brasil. Estudos indicam que 3,6 milhões de veículos deixaram de ser produzidos globalmente.

Existe um apagão de contêineres no mundo que com previsão para ser equacionado apenas na segunda metade de 2022. No Brasil essa realidade atrasa as exportações da indústria e do agronegócio, aumentando o preço do frete, influenciando os resultados da balança comercial e, também por seu impacto nas importações, a inflação interna.

No setor de material de construção, o boom interno já durante a pandemia e na retomada resultou em falta de produtos e forte inflação nos preços, que no período de julho de 2020 a junho de 2021 aumentou em 32,92% segundo o INCC-DI (Índice Nacional de Custo de Construção – Disponibilidade Interna) apurado pela FGV.

Sem falar na escassez de muitos produtos e seus impactos na desorganização do abastecimento do setor, o que, em último caso, atrasa e encarece projetos e incorporações.

Na área de alimentos, existe o atrativo do mercado externo impactado pelo câmbio, que estimula exportações e coloca pressão na inflação interna do setor que, junto com a inflação na área de transportes, causada pelo aumento dos combustíveis, ajuda a puxar a inflação geral.

A falta de chips e componentes eletrônicos ajudou a encarecer nos últimos 12 meses os smartphones em 30% e os notebooks em 40%, segundo a GfK.

A realidade é que a desestruturação geral de mercado, precipitada pelas restrições causadas pelo isolamento, contingenciamentos e questões de transporte e frete impostos pela pandemia e as desigualdades setoriais e regionais na retomada estão cobrando agora seu preço, criando uma situação que favorece a alta de preços e a falta de peças, componentes e produtos. Isso compromete e desorganiza a retomada no mundo e no Brasil.

E isso nada tem a ver com questões políticas ou pontuais, uma vez que a origem de tudo está numa questão estrutural gerada pela origem do problema imposta pela pandemia.

Mas na prática isso obriga a revisão de estratégias, planos e opções, além de alternativas de curto e médio prazo, especialmente no varejo, quando nos aproximamos do período mais promocional do ano, marcado pelas campanhas de Black Friday, Natal e os ajustes que ocorrem pós final de ano.

Será um último trimestre neste 2021 cheio de emoções, no qual iremos conviver com preços mais altos, como resultado dos ajustes precipitados em várias categorias, consumidores ainda cautelosos, porém ávidos pelo retorno à normalidade, pontuais restrições de ofertas em categorias, produtos e marcas, e tudo isso ponderado por um clima político e social instável por conta da antecipação do debate e dos embates eleitorais que acirram desnecessariamente os ânimos e minam a confiança.

Como consequência, temos o atraso na retomada do emprego, da renda e da massa salarial, retardando um pouco mais o desejável retorno pleno dos investimentos que poderiam contribuir para a equalização geral do mercado.

Tudo que não precisaríamos nessa perspectiva positiva da retomada depois de tanto sofrimento causado pela pandemia.

Parece quase ingênuo propor bom senso e equilíbrio na análise de todos esses fatores e nas manifestações empresariais, políticas e das lideranças setoriais de forma a baixarmos de forma natural a “fervura” artificialmente inflada pela antecipação das discussões eleitorais que têm como principal consequência reduzir a confiança dos consumidores-cidadãos.

Depende muito do setor empresarial, mais uma vez, dar o tom certo e oportuno quando o político e o institucional falham em sua responsabilidade de criar equilíbrio e confiança.

Nota: O Ecossistema Gouvêa desenvolveu metodologia própria integrada e plural de revisão estratégica, combinando suas competências ligadas à economia e às transformações estruturais, comportamentais e de mercado, por categoria, canal e segmentos de consumo e geográfico, para apoiar negócios no repensar de suas atividades presentes e futuras.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maior feira de alimentos e bebidas do mundo começa sábado na Alemanha

Próxima Postagem

Juntas, Infracommerce e Synapcom ganham fôlego na disputa com gigantes

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Juntas, Infracommerce e Synapcom ganham fôlego na disputa com gigantes

Juntas, Infracommerce e Synapcom ganham fôlego na disputa com gigantes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.