A indústria de alimentos e bebidas está enfrentando os desafios das mudanças aceleradas pela pandemia de covid-19 com novas abordagens e produtos. Proteínas de origem vegetal ou alimentos produzidos ou embalados de forma sustentável estão entre as tendências observadas no mundo todo e que serão levadas à maior feira global do setor, a Anuga 2021, que começa no próximo sábado, 9, e vai até o dia 13 na cidade de Colônia, na Alemanha. O evento será híbrido e terá cobertura especial da plataforma Mercado&Consumo.
A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Os organizadores não esperam alcançar o mesmo número de visitantes da última edição, de 2019 – o espaço de exibição reservado agora equivale a dois terços do daquele ano. Ainda assim, os números impressionam: mais de 4 mil expositores de 94 países vão participar do evento
“Seremos a maior feira comercial da Europa – senão mesmo mundial – após o reinício da indústria de feiras. Este é realmente um sinal forte, que confirma o quanto a indústria espera pela Anuga deste ano como a feira comercial mais importante para alimentos e bebidas após a longa abstinência”, disse Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse GmbH.
A quantidade de participantes internacionais na maior feira de alimentos e bebidas do planeta permanece grande em 2021, o que evidencia a característica da Anuga de ditar tendências no que diz respeito a produtos e inovações. Os dez países participantes com maior número de expositores são Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos. O Brasil também se fará presente por meio de empresas como a BRF e entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Novos caminhos
A Anuga está trilhando novos caminhos com seu conceito híbrido, que prevê que o comércio físico in loco no espaço de Colônia seja aprimorado pela página Anuga @home. Por meio da plataforma, os inscritos poderão se comunicar com os tomadores de decisão da indústria e se manter atualizados sobre todos os temas abordados no evento. Haverá painéis e seminários online, apresentações de empresas e produtos.
“A página Anuga @home irá, assim, reunir os participantes da indústria de todo o mundo, independentemente de sua localização ou fuso horário, e criar uma experiência de feira comercial digital nas telas de casa ou do escritório. Além disso, podemos oferecer aos nossos clientes uma série de opções de participação e definir novos padrões de referência em relação ao alcance internacional, geração de leads e networking nos próximos anos “, enfatizou Böse.
Transformação dos alimentos
A edição de 2021 da maior feira de alimentos e bebidas do mundo está se concentrando na transformação de alimentos, que ganhou ainda mais velocidade devido à pandemia. Os novos eventos especiais “Anuga Clean Label”, “Anuga Free From, Health & Functional Foods” bem como o formato “Anuga Meet More Meatless” dentro da Anuga Meat atendem às novas necessidades do consumidor e oferecem aos compradores uma visão geral das inovações dos produtos nessas categorias.
Na seção de congressos, a New Food Conference está comemorando sua estreia Anuga este ano. A feira será a primeira do setor a se concentrar no tema proteínas de base celular, as chamadas “carne de laboratório”, bem como em laticínios alternativos. Além disso, a conferência de sustentabilidade do Center for Sustainable Corporate Management (ZNU) examinará a complexidade de uma ampla gama de desafios de sustentabilidade em toda a cadeia de abastecimento, como, por exemplo, o clima, embalagens, perdas de alimentos e direitos humanos.
As medidas de segurança sanitária não foram deixadas de lado. Todos os convidados da feira, prestadores de serviços e jornalistas vão passar pelo mesmo processo e só poderão entrar se estiverem totalmente vacinados, recuperados ou se apresentarem resultados negativos para a covid-19. Também será possível fazer um teste no local.
Entre 12 e 14 de abril de 2022, a Koelnmesse vai promover no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo, a Anufood Brazil.
Imagens: Divulgação