Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a IA já está potencializando a sua vida e os seus negócios?

Episódio 3: Conhecendo mais sobre as possibilidades da IA

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
4 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste artigo, vou dar sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA e eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos trazer alguns exemplos que já estão inseridos no nosso dia a dia e que fazem diferença.

Estamos incorporando novos hábitos e novas facilidades que, aos poucos, fazem parte da nossa biblioteca de funcionalidades. Os clientes estão muito receptivos às novas tecnologias e a grande maioria quer facilidade e rapidez.

E isso é ótimo porque a IA veio com uma cartela de funcionalidades para somar na nossa vida. E vamos conhecer alguns exemplos de como ela já está atuando.

Nos negócios, a IA otimiza processos de controle de produtos em exposição e em estoque, automatiza tarefas, reduz custos operacionais e também facilita a captação e fidelização dos clientes. Como consequência, aumenta a produtividade.

Quando pensamos na experiencia do cliente, a IA já está muito melhor, porque traz escolhas pré-configuradas, de acordo com o perfil e análises dos seus padrões de compra. Do lado do empreendedor, ela oferece dados, que serão os seus grandes aliados para conhecer o cliente e, com isso, antecipar seus desejos e fazer uma gestão do seu negócio com muito mais informação.

Segundo uma pesquisa encomendada pela IBM, com dados de 2022, 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a IA em diversos setores. Alguns exemplos:

Na construtora MRV Engenharia, a IA está presente desde o atendimento ao consumidor até o processo de compras de materiais. No site, o consumidor é recepcionado em um chatbot chamado MIA. Com a MIA é possível saber qual o interesse de compra, quem é o cliente, qual o seu contato e, inclusive, encaminhá-lo para o próximo estágio.

O Bradesco tem a Bia, que funciona como uma assistente pessoal para os clientes, executa várias atividades, responde perguntas e auxilia amplamente.

A Amazon tem a nossa super conhecida Alexa, que funciona como uma assistente e executa as mais variadas tarefas. A Amazon também utiliza a IA para sugerir produtos aos clientes, bem como a Netflix a utiliza para sugerir aos clientes filmes e séries através dos algoritmos.

Os padrões de consumo mudaram com as novas tecnologias e, mais do que isso, provocaram mudanças na forma como os consumidores se relacionam com as marcas e o que esperam delas.

O consumidor 4.0 é digital e, por isso, tem acesso aos canais digitais a todo o momento. E isso o torna um cliente mais exigente e que espera um atendimento rápido.

A inteligência artificial vai ser a grande aceleradora de todas as tecnologias. Ela vai acelerar o metaverso, vai conectar com blockchain e com IoT e vai nos permitir viver experiências nunca imaginadas. Ela já está acelerando a produção de conteúdo, atuando nos bastidores da indústria e trazendo novos conhecimentos para o consumidor.

A IA da Benkyou está esperando por vocês! Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Usaflex aposta em franquias para expandir e atinge a marca de 300 unidades

Próxima Postagem

“A Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo”

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
GenAI será indispensável aos negócios com destaque na automação de tarefas

"A Inteligência Artificial está pronta para transformar o cenário do varejo"

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.