ACSP, IDV e Procon unem forças e criam canal de comunicação no varejo

O evento reuniu líderes do setor público e privado para discutir o futuro do comércio varejista em São Paulo

ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de assinatura da constituição da Câmara Técnica Setorial do Comércio de Varejo. 

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a ACSP, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), tem o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor das entidades representativas do varejo e harmonizar os procedimentos nas relações de consumo.

O evento contou com a participação de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Fábio Prieto de Souza, secretário da Justiça e Cidadania do Governo do Estado; Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP; e outras autoridades.

A Câmara Técnica funcionará como um canal de comunicação institucional entre o Procon-SP e as entidades empresariais, como a ACSP e o IDV, facilitando a troca de demandas e orientações entre empresas e consumidores.

Na ocasião, os representantes do órgão divulgaram os objetivos centrais:

I. Promover aproximação do órgão de defesa do consumidor com as entidades representativas dos setores do mercado de varejo, visando harmonização dos procedimentos que possam traduzir equilíbrio nas relações consumo;
I. Acompanhar e estudar as relações de consumo visando a segurança do consumidor;
II. Estudar, discutir e apresentar alternativas de prevenção e conciliação de conflitos coletivos de consumo;
III. Sugerir políticas educativas, com foco específico na educação orientativa;
IV. Sugerir medidas administrativas e judiciais, quando necessário.
V. Sugerir a celebração de Termo de Cooperação Técnica e Termo de Ajustamento de Conduta à Diretoria Executiva da Fundação Procon-SP.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, compartilhou uma série de investimentos em infraestrutura e revitalização de São Paulo em parceira com a ACSP e entidades privadas. Na ocasião, Luiz definiu o projeto como “uma das maiores intervenções urbanísticas do Brasil”. 

“A gente sabe que revitalizar o centro de São Paulo é acender uma luz para o Brasil de que é possível ter otimismo. Estamos determinados em fazer o Estado crescer. Vamos investir 54% mais do que o ano passado em parceria com o setor privado, um valor que gira em torno de R$ 33,5 bilhões em um ano”, afirmou.

Bets

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, ministrou uma palestra sobre as bets e suas repercussões. Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 1,3 milhões de consumidores ficaram inadimplentes por conta de apostas e cassinos on-line. O dado representa uma perda para o varejo que pode chegar a R$ 117 bilhões por ano.

“Tudo que acontece no Brasil cresce de maneira exponencial. O crescimento das bets é um exemplo. O dinheiro que costumava ser direcionado para a poupança e para gastos com restaurantes, bares e delivery estão sendo redirecionados para apostas esportivas. Nós já vimos que 66% dos brasileiros que ganham usam ao menos uma parte do valor em novas apostas. É, realmente, um vício”, afirmou.

Em sua apresentação, o executivo exibiu pesquisas que indicam que um em cada seis brasileiros conhecem pessoas que estão perdendo muito dinheiro em plataformas de apostas. O segmento investiu cerca de R$ 1,31 bilhões em propagandas e publicidades de sites de apostas em 2023. Neste ano, é esperado que o investimento aumente 52,67%, alcançando R$ 2 bilhões.

Imagem: Mercado&Consumo

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