Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

ACSP, IDV e Procon unem forças e criam canal de comunicação no varejo

O evento reuniu líderes do setor público e privado para discutir o futuro do comércio varejista em São Paulo

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
4 de outubro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de assinatura da constituição da Câmara Técnica Setorial do Comércio de Varejo. 

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a ACSP, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), tem o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor das entidades representativas do varejo e harmonizar os procedimentos nas relações de consumo.

O evento contou com a participação de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Fábio Prieto de Souza, secretário da Justiça e Cidadania do Governo do Estado; Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP; e outras autoridades.

A Câmara Técnica funcionará como um canal de comunicação institucional entre o Procon-SP e as entidades empresariais, como a ACSP e o IDV, facilitando a troca de demandas e orientações entre empresas e consumidores.

Na ocasião, os representantes do órgão divulgaram os objetivos centrais:

I. Promover aproximação do órgão de defesa do consumidor com as entidades representativas dos setores do mercado de varejo, visando harmonização dos procedimentos que possam traduzir equilíbrio nas relações consumo;
I. Acompanhar e estudar as relações de consumo visando a segurança do consumidor;
II. Estudar, discutir e apresentar alternativas de prevenção e conciliação de conflitos coletivos de consumo;
III. Sugerir políticas educativas, com foco específico na educação orientativa;
IV. Sugerir medidas administrativas e judiciais, quando necessário.
V. Sugerir a celebração de Termo de Cooperação Técnica e Termo de Ajustamento de Conduta à Diretoria Executiva da Fundação Procon-SP.

Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, compartilhou uma série de investimentos em infraestrutura e revitalização de São Paulo em parceira com a ACSP e entidades privadas. Na ocasião, Luiz definiu o projeto como “uma das maiores intervenções urbanísticas do Brasil”. 

“A gente sabe que revitalizar o centro de São Paulo é acender uma luz para o Brasil de que é possível ter otimismo. Estamos determinados em fazer o Estado crescer. Vamos investir 54% mais do que o ano passado em parceria com o setor privado, um valor que gira em torno de R$ 33,5 bilhões em um ano”, afirmou.

Bets

Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, ministrou uma palestra sobre as bets e suas repercussões. Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 1,3 milhões de consumidores ficaram inadimplentes por conta de apostas e cassinos on-line. O dado representa uma perda para o varejo que pode chegar a R$ 117 bilhões por ano.

“Tudo que acontece no Brasil cresce de maneira exponencial. O crescimento das bets é um exemplo. O dinheiro que costumava ser direcionado para a poupança e para gastos com restaurantes, bares e delivery estão sendo redirecionados para apostas esportivas. Nós já vimos que 66% dos brasileiros que ganham usam ao menos uma parte do valor em novas apostas. É, realmente, um vício”, afirmou.

Em sua apresentação, o executivo exibiu pesquisas que indicam que um em cada seis brasileiros conhecem pessoas que estão perdendo muito dinheiro em plataformas de apostas. O segmento investiu cerca de R$ 1,31 bilhões em propagandas e publicidades de sites de apostas em 2023. Neste ano, é esperado que o investimento aumente 52,67%, alcançando R$ 2 bilhões.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Multinacional sueca Ericsson abrirá nova empresa no Brasil ano que vem

Próxima Postagem

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos
Economia

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Confiança do paulistano piora em setembro motivada por percepção negativa de emprego e renda

Confiança do paulistano piora em setembro com percepção ruim sobre emprego e renda

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.