Explorando novos formatos para atrair parcerias, o Assaí está acelerando sua atuação na área de retail media, com o objetivo de expandir sua presença nesse mercado. A companhia tem como meta criar um ecossistema colaborativo que ofereça formatos variados de anúncios, com foco em impulsionar a conversão.
Se destaca entre os novos formatos em estudo pelo Assaí o retail media colaborativo, que envolve a troca de espaços publicitários, ou uma comercialização conjunta desses espaços, com varejistas de setores não concorrentes. A estratégia também conta com a atração de parceiros anunciantes de setores cujos produtos e serviços não são vendidos no atacarejo.
“Ao criar essa segmentação de negócios em conjunto, ambas as empresas expandem sua visibilidade, alcançando diferentes perfis de público, gerando potenciais clientes e compartilhando as melhores práticas para otimizar campanhas em uma relação de ganha-ganha,” comenta Jonatas Calábria, gerente de Marketing do Assaí.
No retail media colaborativo, os parceiros têm a oportunidade de alcançar o público que frequenta as lojas da rede, ampliando o contato com novos consumidores em um contexto fora do habitual.
Além das ativações físicas, a rede de atacarejos também tem investido em canais digitais, como o aplicativo Meu Assaí, com mais de 14 milhões de clientes cadastrados, e atuações em redes sociais, site, e-mail marketing e WhatsApp, combinando a experiência da loja física com a conveniência do digital.
“Nossa sólida base de CRM nos permite conhecer detalhadamente o perfil dos clientes e personalizar as ações. Com as parcerias, aprimoramos a experiência do público, atendendo a suas necessidades, e fortalecemos o relacionamento entre marcas em um ambiente de negócios benéfico para todos os envolvidos”, acrescenta Calábria.
Experiências nas lojas
Com mais de 120 mil frequentadores mensalmente por loja e mais de 290 unidades, o Assaí possui um histórico com experiências de retail media. Atualmente, o atacadista já conta com 18 lojas com projetos instalados em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Entre as ativações já realizadas, o Assaí já colaborou com a PepsiCo, com a instalação de um túnel da marca Cheetos sobre a esteira rolante de acesso às lojas, proporcionando uma experiência imersiva ao público, ao mesmo tempo que reforça a marca no canal.
“A estratégia de retail media traz vantagens para todos: o público é impactado com ações imersivas e diferenciadas, melhorando a experiência de compra, enquanto os anunciantes destacam suas marcas em um local de alta frequência, elevando as taxas de conversão e as vendas,” finaliza.
Ao longo deste ano, o Assaí também já implementou ações de retail media com marcas de higiene, beleza, limpeza e alimentos, utilizando formatos como painéis, totens interativos e estandes modulares, que geram experiências diversificadas e aumentam a visibilidade das marcas.
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