A JDE Peet’s, considerada a maior empresa especializada em cafés e chás do mundo, anunciou que concluiu a aquisição da empresa brasileira de café e chá Maratá, que pertencia ao Grupo JAV. A compra foi anunciada em julho do ano passado e os valores não foram divulgados.
Por meio de nota, a companhia – proprietária das marcas Douwe Egberts, Peet’s Coffee e L’Or, Pilão, Senseo, entre outras – destacou que os negócios da Maratá estão localizados principalmente no Norte e Nordeste do Brasil e devem complementar o portfólio da JDE, que é vendido principalmente na região Sul.
O negócio deve aumentar a escala e cobertura da empresa holandesa no Brasil, que é “um mercado com potencial significativo tanto em volume quanto em crescimento de valor”, segundo o comunicado.
Um estudo feito pela VR com sua base clientes, em maio do ano passado, mostrou que toma café faz parte da rotina do brasileiro e o hábito regular leva ao consumo médio de 2 a 3 doses por dia. Entre os entrevistados para o levantamento, 73% afirmaram beber café no trabalho, 54%, em cafeterias, e 45%, em padarias.
A aquisição é esperada para criar valor a longo prazo por meio de “sinergias atraentes de receitas e custos”, disse a JDE Peet’s.
Quem são as marcas
Fundada em 1753, em Joure, na Holanda, a JDE Peet’s possui um longo histórico de vendas e incorporações. Antes da Maratá, a companhia já havia adicionado ao seu portfólio as marcas brasileiras Café Pilão, Café do Ponto, Cabloco e Seleto.
Quase desconhecida nas regiões Sudeste e Sul, a Maratá está há 50 anos no mercado, com um vasto sortimento de produtos alimentícios de marca própria, desde o café e o chá até molhos prontos, farinhas e álcool gel.
No segmento de café, a empresa brasileira possui boa variação. O café Maratá é vendido nas versões tradicional, extra forte, superior premium e superior descafeinado. Além disso, produz café para preparo instantâneo, como o espresso em cápsulas, com 6 opções, solúvel comum, cappuccino e café com leite. Conta com mais uma linha de café, a Café Puro.
Quanto aos chás, a fabricante conta com uma marca própria, com vários sabores, e a linha Castellari, com 8 opções.
Com informações de Estadão Conteúdo (Equipe AE)
Imagem: Shutterstock