Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Epson visa a transformação digital na indústria têxtil

Redação de Redação
5 de fevereiro de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
A Epson inaugurou nesta terça-feira (4) um espaço chamado de Centro de Soluções. Com 200 m² e equipado com impressoras digitais que trabalham com a estamparia de diferentes tipos de tecidos, o local fica na própria sede da empresa, em Barueri, e serve como uma espécie de showroom para os efeitos da transformação digital na indústria têxtil.

Com capacidade de produção mensal de 200 mil m² de tecido estampado e 20 mil camisetas, o espaço foi idealizado durante pouco mais de um ano e é uma iniciativa que nasceu e foi executada em solo brasileiro.

Os equipamentos instalados no complexo na Grande São Paulo são voltados para empresas de diferentes portes. Há desde modelos que podem ser instaladas em lojas de grifes como Calvin Klein, Riachuelo e Hering, até maquinário industrial que requer o investimento de algumas centenas de milhares de dólares. A companhia não revela números específicos, mas estima crescimento de 30% na área em 2020. Até 2022, o Brasil deve investir 345,5 bilhões de reais em práticas de transformação digital para o setor corporativo.

Os dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) deixam claro: o analógico cansou. E não seria diferente em um segmento que movimentou 406 bilhões de dólares no mundo em 2019, segundo o site Fashion United. “É um mercado antigo, gigante e baseado em uma tecnologia analógica”, afirma Fábio Neves, presidente da Epson no Brasil.

Atualmente, apenas 8% dos tecidos consumidos no vestuário da indústria brasileira utilizam de técnicas de estamparia digital. Segundo a Epson, que revelou esse dado, a prática pode ainda reduzir o número de funcionários de uma operação semelhante a montada em sua sede de 20 para apenas quatro. Por fim, há a questão da sustentabilidade. Em alguns casos, a economia de água pode ser de até 90% com o equipamento mais moderno.

Deixar o papel um pouco de lado para imprimir em tecido não é uma ideia nova nas corredores da Epson. Em 2016, a empresa japonesa, através de sua operação italiana, intensificou seus esforços na área. A companhia adquiriu o negócio da Fratelli Robustelli. Fundada em 1972, a empresa italiana tinha uma operação compacta com pouco mais de duas dezenas de funcionários. O faturamento girava em 12 milhões de euros.

A aquisição permitiu à companhia explorar a impressoras que se tornou a queridinha da Epson. Chamada de Monna Lisa e desenvolvida desde 2003 entre a empresa e a própria Epson, ela é equipada com 16 cabeçotes de impressão e permite a impressão de estampas diretamente em qualquer tipo de tecido, desde algodão até seda.

Imprimindo resultados

Além de expor novos produtos – alguns que ainda não têm nem mesmo seus nomes revelados e só serão lançados no segundo semestre do ano –, essa também é uma tentativa fortalecimento da marca como um todo.

Em números globais, a Epson vem tentando aumentar seu marketshare contra suas rivais. Até junho de 2019, conforme dados da consultoria Statista, a companhia tinha 10,7% de participação no mercado de impressoras. Estava atrás de Brother (11,5%), Canon (20,2%) e HP (26,6%). Vale destacar: o percentual da Epson era menor do que 5,5% em 2017.

Com capital aberto na bolsa de valores de Tóquio, a companhia está avaliada em 5,3 bilhões de dólares. Não é lá um grande número para os acionistas. Em janeiro de 2018, a empresa estava avaliada em quase 9 bilhões de dólares.

A receita também vem caindo. Entre abril e dezembro de 2019, o faturamento foi de cerca de 7,3 bilhões de dólares. No mesmo período de 2018, a companhia movimentou 7,6 bilhões de dólares. Queda, portanto, de 4,1%.

Com informações do portal Exame
* Imagem reprodução

Postagem anterior

Nestlé apresenta novidades para Páscoa 2020

Próxima Postagem

Carnaval 2020: data deve movimentar R$ 8 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Carnaval 2020: data deve movimentar R$ 8 bilhões

Carnaval 2020: data deve movimentar R$ 8 bilhões

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.