Grupo Risotolândia projeta crescimento orgânico de 12% neste ano

Dentro desse plano, estima um crescimento de 15% no setor privado e 10% no público

Com mais de 70 anos de atividade, o Grupo Risotolândia projeta um crescimento orgânico de 12% para 2025. Nos últimos cinco anos, a companhia dobrou de tamanho e passou a integrar os quatro maiores players brasileiros no segmento de refeições coletivas. Dentro desse plano, estima um crescimento de 15% no setor privado e 10% no público.

Em 2023, o Grupo Risotolândia registrou um faturamento de R$ 729 milhões e projeta alcançar R$ 1 bilhão até 2026. Esse crescimento é impulsionado pela expansão de suas unidades de negócio: Risotolândia Restaurantes Corporativos, Risotolândia Saúde, Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, It’s Cool (refeições para escolas particulares), Campodoro (logística e transporte), R Facilities e Eat’s Good (refeições prontas).

Para 2025, além de manter o fornecimento de mais de 550 mil refeições por dia, o Grupo planeja expandir suas operações com investimentos na construção da maior cozinha industrial do Brasil, ampliação da área de panificação, novos maquinários e tecnologias.

No setor privado, a expansão será direcionada para a indústria e escolas nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. No setor público, o foco será a merenda escolar no Paraná e em Santa Catarina.

Ampliação da cozinha industrial

A reforma e ampliação da cozinha central, em Araucária (PR), unificará duas operações antes separadas, aumentando a produtividade e ajustando processos. A nova unidade de produção terá 4 mil m². As áreas de transformação (cárneos, grãos, complementos, líquidos e sobremesas) somarão mais de 1.670 m², as áreas processuais (pré-processo/pós-processo) cerca de 540 m², o estoque mais de 230 m² e as câmaras frias (resfriadas e congeladas) cerca de 470 m².

Além da parte estrutural, foram adquiridos equipamentos como reatores, caldeiras, cozedor basculante, forno contínuo, máquinas envasadoras, câmaras frias, compressores de ar-comprimido, forno combinado e chillers, que refrigeram a água transportada por tubulações e resfriam o ar dos sistemas de climatização.

No setor de panificação, a compra de novos equipamentos e a readequação de espaços aumentarão a capacidade de produção de 80 mil para 120 mil pães por dia, atendendo à demanda interna do Grupo Risotolândia.

O projeto da nova cozinha está 31% concluído, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026. O setor de panificação deverá operar com a nova capacidade a partir de abril de 2025.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Reprodução/Instagram

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist