As maquininhas Point Smart do Mercado Pago em estabelecimentos da Argentina começaram a aceitar pagamentos com Pix via QR Code feitos por brasileiros. De acordo com a fintech, o método tem taxas menores que as de compras com cartões de crédito, em que a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é maior.
No momento do pagamento da compra, o comerciante indica na maquininha o valor em pesos da compra e, ao selecionar a opção Pix, um QR Code é gerado. Para pagar, o consumidor brasileiro não precisa converter as moedas: basta entrar no aplicativo do banco ou fintech em que tem conta e fazer a transferência. Na maquininha, o valor aparecerá em pesos.
A ferramenta entra no ar justamente em um período de alta temporada, em que muitos turistas brasileiros tradicionalmente visitam o país vizinho. O dinheiro cai instantaneamente na conta dos comerciantes no Mercado Pago e o custo de transação é mais baixo que no caso dos cartões, fazendo com que a novidade tenha uma característica de ganha-ganha.
“Os brasileiros já adotaram o Pix como seu meio de pagamento favorito pela praticidade, economia e rapidez”, diz em nota a chefe de Legal do Mercado Pago no Brasil, Priscila Faro. “Ao simplificar as transações para brasileiros e comerciantes locais, promovemos benefícios para todos os lados.”
A funcionalidade será disponibilizada de forma progressiva aos estabelecimentos que usam a Point Smart, e deve chegar a 100% dos comerciantes elegíveis em breve. Não haverá custo adicional.
Com informações de Estadão Conteúdo (Matheus Piovesana)
Imagem: Shutterstock