O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 4, ter conversado ontem, 3, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de parcelamento de operações de débito no Pix.
“Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo PIX, que pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no País”, afirmou, durante evento promovido pelo Bradesco BBI. A proposta faz parte de uma extensa agenda defendida pela equipe econômica para alavancar as condições de crédito no País.
Haddad teve uma reunião ontem com Roberto Campos Neto, em Brasília. O efeito de possíveis mudanças de meta sobre as expectativas de inflação também foi tema debatido no encontro, segundo o ministro.
Crédito
O Itaú Unibanco vai permitir que os clientes pessoas físicas e jurídicas parcelem o Pix em até 72 vezes, através de uma modalidade de crédito pessoal para aqueles que tenham perfis pré-aprovados. Os parcelamentos serão permitidos em transferências ou pagamentos com valores a partir de R$ 80, e o pagamento cai à vista para o recebedor.
Segundo o banco, as taxas cobradas dependerão do número de parcelas, mas serão “competitivas” frente ao mercado.
O parcelamento, que será feito através dos aplicativos, deve estar disponível a todos os clientes pessoas físicas do banco até o final de abril.
O Itaú considera que o serviço do Pix será conveniente para os clientes, que poderão negociar descontos com os lojistas, dado que estes receberão à vista, o que lhes traz vantagens.
Com informações de Estadão Conteúdo (Giordanna Neves, Eduardo Laguna e Francisco de Assis)
Imagem: Shutterstock