Inadimplência das empresas permanece estável pelo quarto mês consecutivo

Pelo quarto mês consecutivo, o número de empresas inadimplentes permaneceu estável. Em abril de 2018, foram registrados 5,4 milhões de CNPJs negativados – patamar que se repetiu de janeiro a março deste ano. A alta foi de 8% frente as 5 milhões de empresas que estavam no vermelho em abril de 2017. Em relação ao montante das dívidas, houve queda de 10,23% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em abril de 2018, o setor de serviços continuou a figurar com o único segmento a aumentar sua participação entre as empresas em situação de inadimplência: ficou com 47,8% do total e avançou 1,3 ponto percentual na comparação com abril de 2017.

O comércio representou 42,8% dos CNPJs negativados, uma redução de 1,1 ponto percentual na comparação ano a ano. Já a indústria registrou queda de 0,2 ponto em relação ao mesmo mês do ano passado:

Na avaliação dos economistas da Serasa, mesmo com a decisão de 22 de maio do Banco Central pela manutenção da taxa de juros em 6,5%, após sucessivas reduções, a expectativa é de que esse cenário possa contribuir para a estabilização do nível de inadimplência das empresas nos próximos meses, ao estimular a renegociação por meio do acesso facilitado a opções de acordos para quitação de suas dívidas.

De abril de 2017 a abril de 2018, 100 mil companhias inadimplentes buscaram renegociar suas dívidas atrasadas por meio do serviço online de renegociação de dívidas para empresas, o Serasa Recupera, somando um montante de R$ 101 milhões.

As pequenas empresas lideraram as renegociações, com 96%. As médias representaram 3% e as grandes, 1%. A maioria das empresas que limpou o nome veio do setor de serviços, com 54%. Na sequência, o comércio, com 37% e a indústria, com 9%.

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile