Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Belo Horizonte ganha espaço para unir varejo e startups

Redação de Redação
5 de junho de 2019
no Notícias, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos

Para promover a conexão entre o mercado tradicional do varejo e o ecossistema de inovação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) inaugurou em sua sede o Espaço Varejo Inteligente. O novo ambiente é focado em inovação e tem como objetivo transformar o mercado por meio de um ambiente contemporâneo, de colaboração, compartilhamento e conexões, que irá impulsionar a inovação nos setores de comércio e serviços.

O presidente da CDL/BH, , afirmou “assim como a Entidade foi pioneira com a criação do Programa Varejo Inteligente, somos novamente com o lançamento deste novo espaço, que é o primeiro focado em inovação para o varejo e o comércio, voltado para o pequeno e médio empresário”.

O Varejo Inteligente funcionará como um ponto de conhecimento e interações, que irá unir empreendedores, investidores e mercado, abrigando startups que tenham soluções tecnológicas e estratégicas para o varejo. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, promover a inovação é uma prioridade da entidade e o novo espaço irá ajudar a atingir este objetivo. “Inovação de processos, de produtos, de métodos, inovação tecnológica, tudo com foco na melhoria dos processos, que agreguem valor e contribuam para melhorar os resultados. Por isso lançamos este espaço, que será destinado à troca de ideias, ao estímulo ao empreendedorismo, a inovação no sentido mais amplo”, falou. “O Espaço Varejo Inteligente nos ajuda a aproximar cada vez mais o mercado tradicional ao ecossistema da inovação. Além de ser um ambiente que também estará aberto para a comunidade”.

O espaço, que também é um coworking, estimula os empresários varejistas à busca constante de capacitações, inovação e evolução, além de promover a conexão entre empreendedores, pois serão realizadas imersões semanais dos empresários em um processo de capacitação e diagnóstico de inovação. Os frequentadores do espaço terão acesso à infraestrutura, que permite a adequação das salas de reuniões de acordo com as necessidades, além de estações de trabalho modernas e uma ampla área externa (rooftop). “Para reinventar o varejo é preciso primeiro reinventar as pessoas. Inovação não é só tecnologia. Inovação é mudar processos, adaptar o modelo de negócio, trocar o mindset, e é isso que este novo ambiente irá proporcionar”, explicou o presidente da CDL/BH.

Assinado pelo arquiteto Junior Piacesi, o projeto arquitetônico do espaço foi desenvolvido a partir do conceito de “Smart Work”, que é um contraponto ao “Hard Work”, que tem sido cada vez mais demandado por empresas visionárias e inovadoras. O arquiteto comenta que a qualidade da experiência dos usuários, focada no bem-estar das pessoas que utilizam o espaço foi a premissa utilizada para o desenvolvimento deste projeto. “´Projetamos um espaço contemporâneo multifuncional, fluido, flexível, onde tudo foi criteriosamente planejado para favorecer o bem-estar físico e emocional das pessoas e, como consequência, a criatividade e produtividade no dia a dia”, explicou.

Com capacidade para receber até 120 pessoas, o local conta com 24 estações de trabalho fixas, duas mesas redondas para até dez pessoas e dois jogos de sofás para reuniões rápidas. Na área externa todos os bancos são equipados com tomadas.

O espaço tem também cinco salas de reuniões modulares, sendo que duas comportam até dez pessoas; uma para oito e uma para 14, que juntas formam uma sala multiuso que comporta até 42 pessoas, além de três espaços menores para quatro pessoas. Todas as salas são equipadas com televisor, que permite a transmissão simultânea entre elas.

O Espaço Varejo Inteligente também conta com um café e um rooftop, que tem capacidade para receber até cem pessoas, de acordo com sua montagem. No momento 14 pessoas, de duas startups, já estão trabalhando no local.

As 24 estações de trabalho podem ser reservadas apenas por associados da CDL/BH, por um período mínimo de um mês. Já os demais espaços, que incluem o rooftop e as salas de reunião, podem ser ocupadas pelo público externo. O período mínimo de locação das salas de reunião é de uma hora. Para os usuários o espaço funciona 24 horas.

Para Caio Camargo, sócio-diretor da GS&Up, a iniciativa acompanha o surgimento de  novas tecnologias e oportunidades que podem tornar o varejo cada vez mais competitivo, eficiente e lucrativo. “Se aproximar das startups pode ser um dos caminhos mais rápidos, e até financeiramente mais interessantes para inovar, do que buscar acompanhar sozinho o ritmo dinâmico das demandas de mercado e de seus consumidores. As startups vêm se provando como um excelente atalho, por conta de seu mindset aberto, sempre dispostas a aprender, sem medo de se arriscar ou correr riscos”, afirmou Camargo.

 *Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas do Dia dos Namorados devem crescer apenas 2%

Próxima Postagem

Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.