Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neoindustrialização, marca e distribuição: está na hora de pensar diferente

Momentum 1.018

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Exportação de café brasileiro em julho cresce 25,7%, para 3,774 milhões de sacas, aponta Cecafé

Importantes iniciativas têm sido propostas na tentativa de resgatar uma maior representatividade do setor industrial brasileiro. Mas não podemos esquecer que o passado não volta e é preciso pensar, refletir e agir em linha com as irreversíveis transformações estruturais que a tecnologia, o digital e a evolução do mundo impõem.

Em primeiro lugar, porque as sociedades evoluem e é inevitável o crescimento da participação do setor de serviços no PIB dos países, incluindo o comércio e o varejo.

Nas economias mais desenvolvidas, o setor de serviços representa, em média, 68% do PIB. No Brasil, enquanto o setor industrial involuiu sua participação de 23%, em 2000, para 20,7%, em 2022, no setor de serviços houve um crescimento de 58,3%, em 2000, para 58,9%, em 2022. Já no agro houve significativa evolução, de 4,8% para 6,8% no mesmo período.

Quanto mais madura uma sociedade, maior será a participação dos serviços nas despesas familiares e sua representatividade no PIB envolvendo saúde, educação, viagens, turismo, lazer, entretenimento, foodservice, experiências, cultura e muito mais.

Cada economia tem suas próprias vocações decorrentes das mais diversas situações. É preciso um planejamento estratégico, com visão de longo prazo, para potencializar o que é natural. No caso brasileiro, está mais do que provado que temos um potencial incrível para evoluirmos muito mais em tudo o que disser respeito ao agro. E os resultados setoriais desse primeiro trimestre mostram o quanto isso é verdadeiro.

É preciso reconhecer que temos iniciativas que criaram benchmarks globais na área industrial, como os casos da Embraer, Weg, JBS, Tramontina, Boticário, Grendene, Alpargatas, Natura e outras mais. Esses são exemplos importantes de nossa capacidade e condições de sermos competitivos a partir da indústria no cenário global. Em alguns casos, numa competente combinação de produto, marca e canal de distribuição, que pode ainda agregar serviços, em ambitente físicos e digital, fechando um ciclo virtuoso de competitividade.

Vale destacar que esse ciclo virtuoso de competitividade, combinando esses quatro elementos, está cada vez mais presente em empresas líderes globais na área de consumo em seus segmentos, como Nestlé-Nespresso, P&G, Unilever, JBS e AB InBev.

No caso de Boticário, Natura, JBS, Tramontina, Grendene e Alpargatas, que, a partir de sua origem industrial, se reposicionaram, agregando outras competências, se reinventando, tornando-se líderes e referências globais em seus segmentos.

De forma clara, essa visão pode e deve ser estendida para nossa atuação no agronegócio, dentro da mesma lógica, para evoluir de produtores e fornecedores de commodities, com preços fixados pela flutuação da oferta e demanda, para marca e distribuição, permitindo preços e margens mais significativos.

É sempre importante lembrar a questão do café tipo arábica, que sai da lavoura cotado a R$ 16,65 o quilo, para retornar embalado em cápsula a R$ 530 o quilo, agregando produção, distribuição, marketing e logística.

Na área do consumo é importante, de fato, repensar e buscar caminhos para uma revitalização no setor industrial, que perdeu protagonismo por suas próprias opções e ações, mas muito mais importante é pensar estrategicamente, em termos modernos e globais, para avançar na cadeia de valor, agregando marca, distribuição e serviços, gerando muito mais receitas, emprego e renda para o País.

Vale refletir.

Nota: Esses elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Decolar expande oferta omnicanal e aposta em lojas físicas próprias e franquias

Próxima Postagem

Executivos discutem as tendências do setor durante o Connection Foodservice 2023

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice

Executivos discutem as tendências do setor durante o Connection Foodservice 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.