O Tenda Atacado implementou um sistema de pooling de paletes, modelo sustentável de gestão logística, baseado nos princípios da economia circular, que promove o compartilhamento e a reutilização de plataformas para transporte e recebimento de mercadorias, gerando benefícios ambientais significativos. A iniciativa, em parceria com a Chep, permitiu evitar a emissão de 687.640 kg de CO2, o que equivale a 15 voltas ao redor do mundo em um caminhão.
A adoção do sistema também economizou cerca de 2 milhões de dm³ de madeira, preservando 1.861 árvores, e impediu que 613.016 kg de resíduos fossem destinados a aterros sanitários, o que corresponde ao desperdício diário de 471.054 pessoas.
“Isso não apenas otimiza os recursos, mas também garante a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos pelo Tenda”, afirma Carlos Alberto David, diretor de Logística do Tenda Atacado.
O palete azul, pertencente a um modelo de negócio circular, demonstrou um impacto ambiental positivo em termos de emissões de CO2, redução do desperdício em aterros sanitários e utilização eficaz de recursos, em comparação ao palete de um modelo linear. Essa avaliação é conduzida por meio de uma Análise do Ciclo de Vida (ACV), seguindo os padrões da metodologia ISO 14044 e sujeita a revisão por pares.
Durante o transporte, os produtos da indústria são levados até os centros de distribuição do varejista utilizando os paletes da Chep. Após a coleta, os paletes passam por inspeções e são retornados ao ponto inicial da distribuição, simplificando o processo para o Tenda.
Imagem: Reprodução